Daniel Alves está fora da Copa do Mundo. Após examinar o jogador pessoalmente no CT do Paris Saint-Germain, o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, chegou à conclusão que o lateral-direito não teria condições de se recuperar a tempo para disputar o Mundial da Rússia. Daniel Alves já realiza tratamento por conta da desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito. O jogador também tem uma entorse na região, o que agrava ainda mais o seu quadro físico.
Inicialmente, ficou definido que Daniel Alves faria um tratamento específico durante três semas para ser reavaliado pelos médicos. Porém, ainda que o jogador não precise de cirurgia para reparar os danos no joelho, ele ainda levaria outras seis semanas para retornar aos gramados. Com 38 título, Daniel Alves se tornou o jogador mais vitorioso da história do futebol ao ser campeão da Copa da França, na última terça-feira, ironicamente no mesmo dia em que acabou sofrendo a lesão que o tirou da Copa do Mundo, um dos poucos torneios que jamais venceu.
Daniel Alves esteve presentes nos Mundiais de 2010, na África do Sul, e em 2014, no Brasil. Em sua primeira Copa, o lateral-direito foi eliminado nas quartas de final, pela Holanda. Já na última edição, ele integrou o elenco que entrou para a história por conta da derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal. Com a ausência de Daniel Alves, Tite conta com três outros nomes para a posição. Fagner, do Corinthians, Danilo, do Manchester City, e Rafinha, do Bayern de Munique, brigam por duas vagas. Dos três, Fagner é o que está mais próximo de carimbar seu passaporte. O atleta já trabalhou com Tite no Corinthians e conta com a confiança do treinador. Além disso, com exceção de Daniel Alves, ele foi o nome mais chamado por Tite na posição (12 vezes).
A atual situação de Fagner, porém, não é tão confortável. O lateral-direito também está fora dos gramados por conta de uma lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa direita e, inclusive, realiza tratamento em dois períodos no CT Joaquim Grava para poder estar pronto para o Mundial. No próximo domingo, ele será submetido a exames por Rodrigo Lasmar, médico da Seleção que está em Paris por conta de Daniel Alves.
Ex-santista
Outro nome forte na corrida pela Copa do Mundo é Danilo. Recém-campeão do Campeonato Inglês com o Manchester City de Pep Guardiol, o ex-santista também foi chamado em algumas oportunidades, se alternando com Fagner na Seleção Brasileira, e espera ver seu nome entre os convocados na próxima segunda-feira, dia em que Tite divulgará seus comandados no Mundial.
Ao todo, Danilo foi lembrado por Tite oito vezes. Ele chegou a atuar no ano passado, na vitória por 3 a 1 sobre o Japão, em amistoso, e ficou na reserva nas outras sete oportunidades, seis válidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas e outra em amistoso com a Inglaterra, em Wembley. Quem corre por fora e é menos provável que apareça na convocação é Rafinha. Embora seja um jogador que esteja acostumado a atuar no mais alto nível do futebol mundial pelos seus anos no Bayern de Munique, o jogador foi chamado pelo técnico Tite em apenas duas oportunidades: nos amistosos de junho do ano passado, contra Argentina e Austrália, em Melbourne.
Nesta temporada, Rafinha vem atuando nos últimos jogos como lateral-esquerda, ideia do técnico Jupp Heynckes. Como o lateral-direito titular do Bayern de Munique é o jovem Kimmich, sucessor de Philipp Lahm, coube ao brasileiro mostrar versatilidade, seguindo os passos de Danilo, também improvisado na esquerda por Guardiola.