Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz-forano marca primeiro gol por equipe da Bélgica, celebra bom momento e atuações na Champions League

PUBLICIDADE

O atacante juiz-forano Guilherme Smith, de 22 anos, está vivendo o seu melhor momento pelo Union St. Gilloise, da Bélgica. O jogador fez a sua estreia pela equipe belga em outubro de 2025, mas foi em dezembro que assumiu a titularidade e, desde então, não saiu mais do time principal. Ao todo, foram dez partidas iniciando entre os titulares, uma delas contra o Bayern de Munique, pela UEFA Champions League, e um gol: o da vitória por 2 a 1 sobre o La Louvière, marcado no domingo (8).

“O primeiro gol é sempre especial, cheio de emoções. Já estava esperando por ele há alguns jogos e, graças a Deus, eu fui coroado num momento especial em poder fazer o segundo gol (do time na partida) que fez a gente conseguir sair com os três pontos”, afirma Guilherme.

PUBLICIDADE

O jogo em questão era válido pela 24ª rodada do Campeonato Belga. O St. Gilloise, líder isolado da competição, saiu atrás contra o La Louvière, após Guilherme Smith errar um corte dentro da grande área e Afriyie aproveitar para abrir o placar. Jogando em casa, o time do juiz-forano empatou e, aos 37 minutos do segundo tempo, o atacante pôde se redimir. Ele recebeu um passe pelo alto na grande área, dominou, ajeitou para a perna direita e concluiu sem chances para o goleiro, decretando a vitória da equipe.

“Acredito que foi um gol bonito e para mim foi muito especial ter feito. Agora é continuar trabalhando para ter mais números e tentar sair campeão desse ano da Copa da Bélgica e do Campeonato Belga”, diz.

Guilherme foi decisivo na vitória do St. Gilloise (Foto: Reprodução/Instagram)

Adaptação positiva e liderança no Belga

Guilherme foi anunciado pelo St. Gilloise em agosto de 2025 vindo do Kalju, da Estônia. No clube belga, ele é o único brasileiro, porém há outros atletas sul-americanos, o que facilitou a sua adaptação à nova equipe. “Eles gostam muito do brasileiro, porque a gente tem aquela ousadia, carisma com a torcida, com as pessoas. Além disso, eles têm me acolhido muito bem nesse período e estou feliz com isso”, relata o juiz-forano.

Atual campeão, o St. Gilloise é o líder da primeira fase do Campeonato Belga, composta por 30 jogos, com 52 pontos em 24 partidas. Após a conclusão desta etapa, os oito melhores avançam à fase decisiva, em que se diminui pela metade a pontuação das equipes, para decidir com quem fica o título e os classificados à próxima Liga dos Campeões da Europa. Guilherme entende que o desempenho do seu time é muito positivo e projeta que irá contribuir ainda mais na segunda metade da temporada. “Eu avalio esse início de ano como muito bom para mim. Eu acredito que me adaptei bem, e agora bem fisicamente e melhor taticamente, estou fazendo bons jogos”, afirma.

PUBLICIDADE

Uma das partidas que Guilherme guarda com um carinho maior é a sua estreia na UEFA Champions League. No dia 21 de janeiro, o juiz-forano foi titular na derrota do St. Gilloise por 2 a 0 contra o Bayern de Munique na Allianz Arena, em Munique. Mesmo com o revés, o atacante entende que foi a realização de um sonho. “A gente brinca de estar jogando na Liga dos Campeões desde pequeno, na rua, na escola, e estar disputando hoje é muito gratificante pra mim. É até difícil da ficha cair que isso aconteceu, mas pra mim e pra minha família foi muito especial”, relata.

Guilherme jogou 67 minutos contra o Bayern de Munique (Foto: Reprodução/Instagram)

O St. Gilloise terminou a fase de pontos corridos da Liga dos Campeões na 28ª posição, com seis pontos, e não se classificou aos playoffs da competição. Entretanto, além do Campeonato Belga, o clube também segue vivo na disputa da Copa da Bélgica. A equipe está na semifinal e joga, nesta quarta-feira (11), contra o Charleroi, em casa, pelo jogo de volta, após empatar sem gols como visitante.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile