Os seis jogos da oitava e última rodada do Campeonato Mineiro serão realizados, simultaneamente, às 19h45 desta quarta-feira (12). Nela, os times da região — Athletic, Aymorés e Tombense — entram em campo ainda com pretensões dentro da competição. Enquanto que a equipe ubaense luta contra o rebaixamento ao Módulo II, os demais brigam por classificação às semifinais, com possibilidade de conseguir a melhor campanha da primeira fase para ambos.
Carcará voando alto
Líder do Grupo A com 13 pontos, mesma pontuação do Atlético-MG, mas com uma vitória a mais, o Tombense depende de si para garantir a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Mineiro, o que lhe dá a vantagem de decidir os confrontos nas fases eliminatórias como mandante. Para isso, basta vencer o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Em caso de empate, o Tombense só seria eliminado se Atlético-MG, Athletic e América, principais concorrentes na briga por classificação, vencessem as suas partidas. O Galo recebe o Itabirito no Mineirão, o Esquadrão de Aço enfrenta o Betim na Arena Sicredi, enquanto o América tem como adversário o Aymorés, no Independência.
Caso seja derrotado no Alçapão do Bonfim, o Tombense poderá ser eliminado caso o América vença o seu jogo e Atlético-MG e Athletic pontuem.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tombense possui 79,6% de chance de se classificar, além de 49,9% de terminar com a melhor campanha da primeira fase.
Esquadrão em busca de mais uma semifinal
Semifinalista de duas das últimas três edições do Campeonato Mineiro, o Athletic luta para estar entre os quatro melhores da competição pela terceira vez em sua história. Assim como o Tombense, o Esquadrão de Aço também depende de si para avançar. A equipe são-joanense, líder do Grupo B com 12 pontos, mesma pontuação do América, mas com uma vitória a mais, precisa de um triunfo simples sobre o Betim para ir às semifinais.
Se empatar com o Betim, o Athletic ainda poderá se classificar. O Esquadrão de Aço só será eliminado caso Atlético-MG e Tombense ao menos empate e o América vença o seu jogo. Em caso de derrota em casa, a equipe são-joanense estará fora das semifinais se o Coelho pontuar contra o Aymorés, no Independência.
A UFMG aponta que o Athletic possui 72,6% de chance de se classificar às semifinais do Campeonato Mineiro e 14% de terminar a primeira fase com a melhor campanha. Para ser o primeiro geral, o Esquadrão terá que ultrapassar Tombense e Atlético-MG na tabela geral.
Fantasma do rebaixamento
Diferentemente de Tombense e Athletic, o Aymorés entra em campo contra o América, no Independência, lutando pela permanência no Módulo I. O Azulão, segundo colocado do Grupo C, com seis pontos, depende de si para permanecer na Primeira Divisão, já que uma vitória simples sobre o Coelho, em Belo Horizonte, livra a equipe ubaense de qualquer chance de rebaixamento.
Porém, caso não saia vitorioso do Horto, o Aymorés terá que torcer para Pouso Alegre e Villa Nova, companheiros de Grupo C, não vencerem os seus jogos. Caso o Dragão – que recebe o Uberlândia no Manduzão – ou o Leão do Bonfim conquistem os três pontos, o Azulão será rebaixado ao Módulo II uma temporada depois do acesso.
Conforme a UFMG, o Aymorés possui 46,6% de chance de rebaixamento, enquanto o Villa Nova tem 82,2%, e o Pouso Alegre, 71%.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva