Ícone do site Tribuna de Minas

Campeão mineiro de powerlifting, juiz-forano irá disputar o Brasileiro

leonardo powerlifting by arquivo pessoal

Atleta concilia carreira como personal trainer e a dedicação ao powerlifting (Foto: Arquivo pessoal)

PUBLICIDADE

Paixão pela força que começou na infância, por inspiração do seu avô, que era um homem “com muito vigor e um exemplo de vida”, como ele diz. Amor que se intensificou aos 17, quando começou a fazer musculação para treinar futebol americano. Pausa na prática de esportes por uma lesão durante um treino do esporte de bola oval. Mais uma volta por cima em 2018, quando começou a praticar powerlifting, modalidade que transformaria sua vida. Hoje com 25 anos, o juiz-forano Leonardo Hermisdorf é um dos destaques do estado no esporte de força, que é composto por três disciplinas: agachamento, supino e levantamento de terra.

Na modalidade, o atleta tem três tentativas em cada movimento e vence quem tiver o maior somatório de quilos. Foi assim que, no último mês, Leonardo se sagrou campeão do Mineiro de powerlifting, realizado em Belo Horizonte, após levantar 746,50 kg no total – 255,50kg no agachamento, 178 kg no supino e 313 kg no levantamento terra – representando o time Kaizen. “Foi irado como sempre, competir é uma sensação muito boa. É um título que buscava desde quando comecei, e agora é só partir para um nível maior”, comemora.

PUBLICIDADE

Por conta do resultado, o juiz-forano garantiu vaga no Campeonato Brasileiro, que ainda não tem data e local definidos, mas ele garante que seu objetivo já está definido: ser campeão. “Sou apaixonado nessa valência física exigida. Não impacta apenas fisicamente, te ensina a ser resiliente e progredir melhor na vida. É necessário paciência para conquistar força, é um treino árduo e a recompensa é só no longo prazo, que está vindo agora”, vibra.

PUBLICIDADE

Esporte em crescimento

Além de competidor, Leonardo também trabalha como personal trainer. Ele diz que o cansaço é frequente, mas que a conciliação do esporte com o ofício nunca foi um problema. “Quando gostamos de verdade do que fazemos, o esforço que fazemos parece ser mínimo”. Ele entende que a modalidade traz benefícios também em sua vida pessoal. “O powerlifting representa boa parte da minha personalidade e formou meu caráter como profissional da área. Vejo que minha vida mudou muito com o esporte, me ajuda todo dia a ser melhor fisicamente e mentalmente”.

Porém, Leonardo acredita que falta praticantes em Juiz de Fora para que o esporte seja alavancado. “O powerlifting está crescendo no Brasil. Cada vez mais competidores aparecem e também levantadores casuais. Mas aqui ainda é uma modalidade nova, sem muitas pessoas que gostam”, lamenta. Ele disponibiliza o perfil dele no Instagram para os interessados em saber mais sobre seus planos e sobre o powerlifting, além de contatos para patrocínios.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile