O Tupi quer surpreender mais uma vez. A vitória contra o Betim por 2 a 0 na estreia do Módulo II do Campeonato Mineiro, que conferiu a liderança do Grupo A de forma isolada ao clube – já que outros jogos terminaram empatados – acendeu a chama de que é possível continuar nessa toada. Com esse pensamento, o Carijó vai em busca do seu segundo triunfo nesta sexta-feira (10), às 19h30, quando enfrenta o Democrata, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A partida terá transmissão da Federação Mineira de Futebol no YouTube.
No seu primeiro jogo no estadual, o Democrata-SL empatou com o Valeriodoce, fora de casa, por 1 a 1. O clube de Sete Lagoas disputa, também, a Série D do Campeonato Brasileiro. Até o momento, foram dois jogos na Quarta Divisão nacional: empate contra o Nova Iguaçu, em casa; e vitória contra o Audax-RJ, fora, na última terça-feira (7). O Jacaré tem utilizado duas formações diferentes para os campeonatos: o time “titular” no Módulo II, e os reservas, na Série D.
Escalação do Tupi
O Galo Carijó não tem nenhum desfalque para esse jogo, válido pela segunda rodada. O clube ganha o reforço do atacante Dudu, ex-Goiás e Náutico, que disputou o último Módulo II pelo Uberlândia. Ele ficou de fora da estreia, mas agora está regularizado.
Caso opte por manter a base do time, o técnico Franco Muller pode escalar o Tupi com Márcio, Ronaldo, Yann, Mateus Reis e Guilherme; Gean Carlo, Raphael Toledo e Pedrinho; Clevinho, Pedro Henrique e Índio.
“Temos sempre que melhorar”
Com diversas passagens pelo Tupi, o volante Raphael Toledo, neto de “Toledinho”, maior ídolo da história do Carijó, é o capitão da equipe em 2024. No primeiro confronto oficial do ano, ele fez um gol olímpico. “Fizemos o mais importante, que é começar com o pé direito. Foi positivo, tínhamos uma certa desconfiança externa, mas sabíamos da condição de vencer o jogo. Daqui para a frente, temos que continuar trabalhando mais forte ainda, porque o grau de dificuldade vai aumentando”, acredita.
Responsável pelas bolas paradas do Tupi, seja na cobrança de faltas, escanteios ou pênaltis, Toledo vê que o grupo está determinado a conseguir o acesso para o Módulo I. “Vamos com humildade, temos sempre o que melhorar”. Sobre o confronto contra o Democrata-SL, o camisa 8 diz ser “mais um desafio, um jogo bem difícil. Mas estamos dando o nosso melhor no treinamento, ouvimos o professor e vamos procurar realizar tudo de melhor forma”.
“Vamos colher frutos”
Autor da assistência do gol da vitória no amistoso por 1 a 0 contra o Resende e titular na estreia, o lateral-direito Ronaldo comemora a oportunidade de jogar pelo Tupi. “Agradeço a Deus, espero trazer muitas felicidades, assistências e gols. Estou muito feliz de estar aqui, pretendo retribuir com tudo que estão fazendo por mim”. O atleta já disputou, neste ano, o campeonato pernambucano pelo Petrolina. Ele também acumula passagens por Salgueiro, União Cacoalense e 1° de Maio.
Perguntado sobre o que o Tupi pode fazer para vencer o Democrata-SL, Ronaldo entende que os jogadores precisam neutralizar os pontos fortes dos adversários. “O professor está passando algumas informações para analisarmos. Vamos colher frutos porque estamos trabalhando muito forte. O clima está bom, a primeira vitória trouxe confiança para o grupo, que tem qualidade”, afirma.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva