Juiz de Fora vai sediar, no próximo domingo (12), o Vezzo UAIronMein Triathlon, a primeira prova de longa distância de Minas Gerais e que terá a cara do estado. Serão duas modalidade: “Pertin”, com 1 km de natação, 30 km de ciclismo e 10 km de corrida; e “Mei”, com 2 km de natação, 90 km de ciclismo e 20 km de corrida. A largada será no Clube Náutico – Estrada Elías José Mockdeci, 8.888, Zona Norte -, às 7h, para o grupo que disputará o “Mei”, e às 7h30 para o “Pertim”.
A prova de natação será na Represa João Penido. Já corrida e o ciclismo serão na AMG-3085. Uma equipe do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) dará apoio aos atletas durante o percurso.
Por causa da pandemia da Covid-19, o número de participantes no Triathlon foi limitado a 250 atletas, e as inscrições já foram encerradas. Os participantes terão um tempo limite para cumprir cada modalidade da prova: 1h10min para natação, 3h após a largada para ciclismo e 8h para corrida. O atleta que não cumprir fielmente o percurso de cada modalidade será desclassificado.
Todos os competidores que completarem o percurso total das provas receberão medalha. Os cinco primeiros da distância “Mei”, de cada faixa etária, de ambos os sexos, receberão troféu. Os três primeiros da distância “Pertin”, de cada faixa etária, de ambos os sexos, receberão medalha.
Mineirês
Voltar a realizar grandes eventos esportivos, após quase dois anos de pandemia, motivou o idealizador da prova, Lucas Leite, a criar algo diferente.A proposta é formar um elo entre o esporte e a cultura mineira, uma forma de apresentar a culinária e os costumes de Minas aos atletas que virão de outros estados. “Existe a prova Ironman, que é uma marca mundialmente conhecida. O UAIronMein, que eu escrevi, é o “uai” do mineirês com o “mein” do mineiro falando inglês”, conta Lucas sobre a prova “fora dos padrões”. “(Nas provas tradicionais) O pessoal toma Gatorade, frutinha, barrinha de cereal. No nosso evento, vamos ter pão de queijo, queijo, torresmo, no final, é claro. Vai ter docinho, paçoca… Toda comunicação que eu fiz do evento foi puxando para o ‘mineirês’, esse sotaque. E isso caiu muito no gosto dos atletas.”
Lucas resslta que, além de conhecer um pouco dos costumes de Minas, os atletas visitantes vão encarar uma topografia tipicamente mineira. “(A prova) Vai usar toda a nossa topografia, que é diferente das provas que acontecem, que são mais litorâneas. A gente vai ter muita subida. Virou um atrativo para os atletas virem a Juiz de Fora participar deste evento.”
Expectativa
O Vezzo UAIronMein Triathlon será o primeiro evento oficial, com o apoio da Prefeitura, após a flexibilização das medidas restritivas, e a expectativa do organizador é que tudo aconteça dentro da normalidade. “A importância desse evento é a retomada consciente de eventos esportivos na cidade, um mercado que sofreu muito durante a pandemia. A gente vai respeitar todos os protocolos, (exigir) cartão de vacinação na entrega do kit, uso de máscara e distanciamento social. Como é uma prova que acontece em ambiente aberto, as pessoas vão estar nadando, pedalando e correndo, não tem muita preocupação com aglomeração. A importância é fomentar o turismo em Juiz de Forsa, já que 90% dos alteta (inscritos) são de fora, incentivar a prática esportiva dentro do município e incentivar os eventos esportivos. Isso é bom para todo mundo”, conclui Lucas.