Após vencer o Monte Carmelo neste domingo (8), o JF Vôlei perdeu para o Araguari Praia Clube por 3 sets a 0 na noite desta segunda-feira, em partida realizada no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, válida pelo Campeonato Mineiro. As parciais foram de 16 a 25, 23 a 25 e 24 a 26. Após sentir o impacto do adversário no primeiro set, o time da casa tentou reagir nos seguintes, abrindo vantagem em alguns momentos, mas acabou derrotado.
Com isso, o JF Vôlei estaciona na quarta colocação, com seis pontos. Já o Araguari se mantém na terceira, agora com 14 pontos. Apesar da derrota, o time juiz-forano segue vivo na competição e em busca da vaga na semifinal. Na próxima sexta, o JF Vôlei enfrenta novamente o Araguari na sexta e, no domingo, o Monte Carmelo. Nas ocasiões, os jogos serão fora de casa.
O resultado da partida do time local contra o América Montes Claros – interrompido na última semana – ainda está sendo avaliado pela Federação Mineira de Vôlei (FMV).
“Sofremos na linha de passe, muito por competência do Araguari no saque. Fizeram um saque tático, de uma forma que a gente ainda não tinha experienciado. A gente fez um ajuste com a entrada do Ruivo, eles também mudaram, e não conseguimos segurar, acho que foi um fator determinante”, avaliou o técnico do JF Vôlei, Daniel Schimitz após a partida desta segunda.
Apesar disso, Schimitz percebe a melhora do time da casa nas quadras. “Fomos melhor no saque hoje (em relação ao jogo anterior). Tivemos um bom ataque, enfrentamos um bloqueio com melhor qualidade. Tentamos um set, mas deixamos escapar no final”, analisa.
Ainda na avaliação do técnico, o cansaço dos jogadores, que disputaram quatros sets neste domingo, também pesou. “Alguns jogadores sentiram um pouco o jogo de ontem. Eu vejo pela movimentação em quadra. A gente não é de sofrer desse jeito. Claro que é um mérito do saque do adversário, mas a gente conhece os meninos e vê pela movimentação no fundo da quadra a perna pesa um pouco. Tivemos quatro sets ontem e hoje encaramos um time difícil”, disse ressaltando que os próximos dias serão de descanso com foco nas próximas partidas.
Escalações
O técnico Daniel Schimitz escalou o JF Vôlei sem surpresas, com os ponteiros Cavalcante e Viller, os centrais Pablo e Pilan, o oposto Lapera, o levantador Felipe e o líbero Bruno Bello.
Já o Araguari iniciou o jogo com os ponteiros Pessoa e Temponi, os centrais Álvaro e Pietro, o oposto Araújo, o levantador Gustavo e o líbero Kihara.
No duelo desta segunda, 627 torcedores estavam presentes.
Primeiro set
O Araguari começou o primeiro set abrindo três pontos de vantagem e chegou a marcar 2 a 7 no placar, após dois erros seguidos de ataque de Lapera. Nesse momento, Daniel Schimitz, técnico do JF Vôlei, pediu tempo. Entretanto, a parada não surtiu efeito: Cavalcante errou o passe e o time adversário fez mais um.
A equipe de Juiz de Fora continuou aguerrida e anotou dois pontos consecutivos de bloqueio. Porém, o Araguari, com intenso volume de jogo, soube administrar a vantagem construída nos primeiros pontos. No meio do set, Daniel Schimitz trocou o levantador Felipe por Tarik e o oposto Lacera por Vinicius. As substituições não surtiram efeito e Daniel parou novamente o jogo quando o placar marcava 14 a 21. Em um erro de saque de Pablo, o Araguari fechou em 16 a 25.
Segundo set
No segundo set, o JF Vôlei voltou melhor. A equipe chegou a abrir dois pontos de vantagem, até o empate em 5 a 5 depois de sequência de dois pontos de saque de Pessoa. Mas o Araguari voltou para o jogo e abriu 5 a 9, no momento em que o técnico Daniel Schmitz pediu tempo. Sua equipe voltou a rodar bola e encostou no placar, 13 a 14.
Mesmo após o adversário pedir tempo, o JF Vôlei continuou intenso e empatou o jogo após rally concluído por Lapera e virou em erro de ataque do time de Araguari: 15 a 14. O clube da casa fez mais dois pontos: um em ace de Ruivo e outro em novo erro de ataque, chegando a 17 a 14. Entretanto, o JF Vôlei errou ataques e o placar voltou a ficar igual, 17 a 17. Depois do empate, o jogo foi ponto a ponto, até o Araguari fechar em 23 a 25 com erro de saque de Ruivo.
Terceiro set
Já o terceiro set começou com dois pontos seguidos de saque do Araguari, com o levantador Gustavo. A vantagem se manteve até primeiro terço, quando o JF Vôlei encaixou seu bloqueio, fez pontos seguidos e virou para 11 a 8. O técnico do Araguari pediu tempo, seus jogadores voltaram nem para a partida e chegaram ao empate no 15 a 15 e viraram para 15 a 17 quando o juiz assinalou carregada de Cavalcante.
A decisão foi muito criticada pelos jogadores do JF Vôlei, e Daniel pediu tempo. Depois do retorno, o jogo foi seguindo ponto a ponto, até Araguari abrir 20 a 18 com bloqueio em cima de Lapera. O JF Vôlei foi buscar e empatou em 22 a 22, após melhorar no passe. Muito equilibrado, o terceiro set passou dos vinte e cinco pontos previstos. Mas, não era mesmo o dia do time de casa: após erro de ataque de Lapera, o Araguari fechou em 24 a 26.