Ícone do site Tribuna de Minas

JF Vôlei inicia duelos com o Minas

esp jf volei fiosoterapeuta lucas marcelo destacada

O fisioterapeuta Lucas Mostaro, há cinco anos no projeto do JF Vôlei, centraliza energia durante treinos e jogos para evitar lesões na equipe (Foto: Marcelo Ribeiro)

PUBLICIDADE

Às 11h deste domingo (9), no Ginásio da UFJF, o JF Vôlei recebe o Minas Tênis Clube em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. A partida marca o primeiro de dois encontros entre as equipes, que voltam a medir forças em quadra na terça-feira (11), desta vez em Três Corações (MG). Se em quadra os mandantes terão novo árduo desafio, após perder por 3 sets a 0 para o Sada Cruzeiro (parciais de 21 a 25; 16 a 25; e 17 a 25), na última sexta (7), na estreia do Estadual, fora das quatro linhas a atenção será redobrada para um profissional.

O fisioterapeuta Lucas Mostaro, 27 anos, há cinco anos no projeto, centraliza energia durante treinos e jogos no estado físico de cada atleta desde a temporada 2014/2015. “O principal objetivo como fisioterapeuta é evitar a lesão. Temos um foco muito grande na prevenção destes problemas. Normalmente os movimentos repetitivos geram lesões justamente por esse fator de repetição de ações. Trabalhamos para tirar um pouco disso para evitar estes problemas. Mas existem as lesões agudas que não conseguimos, como entorses de tornozelo, em que temos que contar um pouco com a sorte e estar sempre ligados”, explica à Tribuna.

PUBLICIDADE

Juiz-forano, Lucas é formado na Universo, onde também registra pós-graduação em Traumato-Ortopedia com Ênfase em Terapias Manuais. Apaixonado por esporte, ele tem o prazer de trabalhar na representação de sua cidade natal. A identificação com a equipe, logo, foi natural. “Desde 2014 venho crescendo, evoluindo com o projeto, e a tendência é que seja um trabalho ainda mais duradouro. Não estou dizendo que o rebaixamento foi uma coisa boa, mas vejo o lado positivo de, nesse momento dar um passo atrás, mas com o objetivo de chegar forte lá na frente.”

PUBLICIDADE
O fisioterapeuta Lucas Mostaro, há cinco anos no projeto do JF Vôlei, centraliza energia durante treinos e jogos para evitar lesões na equipe (Foto: Marcelo Ribeiro)

E desde os primeiros passos no JF Vôlei, Lucas possui uma função pouco vista nos treinos e jogos, mas vital no decorrer das temporadas. “Acaba que fazemos um pouco de tudo aqui. Normalmente realizamos a parte de tratamento antes dos treinos para que todos estejam em condições de estar em quadra para realizar normalmente as atividades, além de um trabalho pós-treino também. E durante os treinamentos ajudo no que der, tanto na minha área, como no andamento do exercício, para que seja feito com a maior qualidade possível”, relata.

Em início de temporada ou não, Lucas conta que cada detalhe é importante para evitar as lesões, mesmo diante de um elenco jovem. “É um trabalho constante, não tem um momento da temporada em que a função seja mais valiosa. Durante a pré-temporada temos trabalhos mais individualizados, porque fazemos avaliações antes para ver o que o atleta mais precisa para evitar lesões em pontos específicos. E com o andamento do ano, passamos a fazer um trabalho praticamente igual para todo o elenco.”

PUBLICIDADE

Ingressos

Para torcedores que não adquiriram o combo promocional de bilhetes para acompanhar também o duelo contra o Sada Cruzeiro, da última sexta (7), há a possibilidade de compra da entrada antes do jogo, na bilheteria do Ginásio da UFJF, nos valores de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).

Sair da versão mobile