Ícone do site Tribuna de Minas

Uberabinha vence em estreias no sub-15 e no sub-17 do Mineiro de base

Uberabinha
PUBLICIDADE

O Uberabinha, único time juiz-forano presente no Módulo II do Mineiro sub-15 e sub-17 neste ano, estreou com vitória nas duas categorias. Em jogos realizados no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, no domingo (7), os mais novos venceram a União Luziense-MG por 2 a 0, com gols de Peterson e Iago, enquanto os mais velhos conseguiram um triunfo por 3 a 0. Hyan, Bellini e Kauã Porciano anotaram os tentos.

Na competição, a pontuação das duas categorias é conjunta e os adversários são os mesmos. O Uberabinha está no Grupo B, que conta com Atlético de Três Corações, Betis, Formiga, Nacional VRB, Pouso Alegre, Serranense, Tombense e União Luziense.

PUBLICIDADE

De goleiro a preparador

PUBLICIDADE

O atual preparador de goleiros do Uberabinha é João Marcio, o “Pula-Pula”, de apenas 17 anos. Ele foi atleta do clube nos dois últimos anos, quando foi o arqueiro titular da equipe sub-17 no Campeonato Mineiro. Nesse tempo, ele conquistou a Copa Bahamas e a Liga de Juiz de Fora com a defesa menos vazada, além de duas vezes a Copa Camisa 12. Com sua juventude, mas também com a experiência que adquiriu em clubes como o Novorizontino e o Água Santa, ele busca ajudar os goleiros de ambas as categorias.

“Apesar de eu ainda estar no 3° ano do Ensino Médio e ainda não ter feito uma faculdade ou um curso da área, aceitei o convite do Dudu (presidente) pois sabia que com minha prática, poderia adicionar muito na vida dos goleiros que estão no Uberabinha. Também aprendi muito com os grandes preparadores que tive, como o Henrique Dose e o Negrette (juiz-forano que hoje está no sub-17 do Atlético Goianiense).

PUBLICIDADE

Pela pontuação ser conjunta, João Márcio enxerga que as duas categorias precisam ter times equilibrados, assim como os goleiros. Com apenas um gol sofrido nos dois jogos, o preparador conta que o segredo é a tranquilidade dos camisa 1. “Ambos foram destaques em seus jogos, estrearam com excelência. O Miguel, do sub-15, fez defesas importantíssimas quando o jogo estava 0 a 0, fez a diferença até o time se acertar e conseguir abrir o placar. No sub-17 não foi diferente, o Samuel contribuiu muito com sua segurança”, avalia.

Assim como quando era atleta, o preparador enxerga que os atletas do Uberabinha, mesmo com pouca idade, se dedicam de forma árdua para a competição. “Fiquei muito contente com o desempenho da equipe, porém não foi uma surpresa para nós da comissão. Contamos com jogadores muito bons e o trabalho com eles tem sido feito de forma precisa durante os últimos meses. A entrega e a vontade de vencer de cada atleta é absurda”, diz.

PUBLICIDADE

Classificação e próximo jogo

Com a vitória por 3 a 1, o sub-17 do Uberabinha ocupa, no momento, a primeira colocação do Grupo B. Já o sub-15 está na segunda posição, atrás apenas do Betis. Os atletas retornaram aos treinamentos nesta segunda-feira (8) e se preparam para o próximo jogo, contra o Pouso Alegre, no dia 21, fora de casa, no Estádio Irmão Gino Maria Rossi, o “Manduzão”.

“Agora continuaremos trabalhando para que a atuação se repita nos próximos jogos, cada vez com mais perfeição, para classificarmos”, diz João Márcio. Após a primeira fase, quatro equipes de cada grupo que obtiverem maior pontuação conjunta entre as categorias disputam um octagonal final, no qual os dois primeiros se classificam para a elite mineira.

Sair da versão mobile