O Módulo II do Campeonato Mineiro irá começar no dia 3 de julho. Apesar de o calendário inicial da Federação Mineira de Futebol (FMF) prever a largada da competição em abril, muitos dos clubes participantes, casos de Tupi e Tupynambás, expuseram o interesse em adiar o começo por motivos financeiros em decorrência da pandemia. Desta forma, a nova data foi confirmada em arbitral realizado de forma virtual na tarde desta terça-feira (9).
A fórmula de disputa da divisão de acesso à elite estadual também foi definida na reunião. Além da dupla juiz-forana Tu-Tu, disputam o campeonato o Aymorés (Ubá), Betim, Democrata-SL (Sete Lagoas), Democrata-GV (Governador Valadares), Guarani (Divinópolis), Ipatinga, Nacional de Muriaé, Serranense (Nova Serrana), União Luziense (Santa Luzia) e Villa Nova (Nova Lima).
A primeira fase será no sistema de pontos corridos com os 12 clubes se enfrentando em turno único até o dia 28 de agosto. Os quatro melhores avançam ao Quadrangular Final, programado para ocorrer entre 4 de setembro e 2 de outubro também em pontos corridos, mas com turno e returno. As duas melhores campanhas ascendem à primeira divisão mineira de 2022.
Inscrição por idade tem mudança
Cada participante poderá inscrever no máximo 30 jogadores no Módulo II. Em 2020, os clubes só podiam contratar sete jogadores com mais de 24 anos. Para a próxima edição, no entanto, as agremiações poderão contar com mais atletas desta faixa etária nos elencos. Contudo, só será permitida a utilização de sete jogadores com esta idade por partida.
Estes registros de jogadores podem ser realizados até o dia 30 de junho para a primeira fase e 3 de setembro visando o Quadrangular Final. Cinco trocas de atletas serão possíveis na lista da etapa classificatória para a segunda fase.
Acesso de público
Após votação entre os clubes, ficou definido que, caso a presença de público seja permitida pelas autoridades de saúde da cidade que sediar o confronto, será liberada.
Conforme a FMF, “o protocolo sanitário será o mesmo respeitado no retorno das atividades do futebol mineiro, ainda em 2020, com pequenas alterações a serem confirmadas pelas autoridades de saúde.”