Na noite desta terça-feira (8), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Tupi, em uma de suas piores atuações da última década na primeira etapa e diante de 386 torcedores (158 pagantes, para renda de R$2.880), perdeu para o CRB, por 4 a 3, podendo ter o rebaixamento confirmado na próxima rodada. Os gols alagoanos foram marcados por Welinton Júnior (3) e Neto Berola, com Hiroshi, Marcos Serrato e Sávio Moreira descontando para os donos da casa.
Início para esquecer
O Carijó começou a partida com o volante Marcel na lateral direita e Henrique no meio. Ricardinho escolheu iniciar o jogo com Rafael Santos; Marcel, Gabriel Santos, Bruno Costa e Luiz Paulo; Renan e Recife; Henrique, Hiroshi e Jonathan; Giancarlo. Apesar da maior necessidade de vitória dos juiz-foranos, o domínio da primeira metade foi alagoano. Bastava uma troca de passes para que os visitantes conquistassem oportunidade de finalização.
O cronômetro apontava 15 minutos e Rafael Santos já havia feito grande defesa em cabeceio do atacante Neto Baiano, que também teve gol anulado, após a zaga carijó permitir com facilidade investida adversária. Aos 19, o experiente lateral-esquerdo Diego tabelou com o centroavante e, assistido de perto pelos adversários, deu categórico toque rasteiro para abrir o placar.
As deficiências defensivas não foram as únicas realçadas na etapa. Jonathan, Hiroshi, Giancarlo e outros jogadores do Tupi erraram a pontaria em lances sequenciais. A irritação do torcedor aumentou aos 39, quando Welinton Júnior foi lançado nas costas da defesa juiz-forana e tocou por baixo de Rafael Santos, marcando o segundo tento visitante.
Toma lá, dá cá
Para a volta do intervalo, Ricardinho levou o jovem meia Sávio Moreira e o volante Marcos Serrato ao duelo, nas vagas de Marcel e Recife. A dupla viu, ainda de mais perto, a zaga carijó cochilar novamente aos 5 minutos, quando Welinton Júnior passou como quis de Gabriel Santos e, de dentro da área, marcou o terceiro alagoano. Enquanto o segundo capítulo do passeio continuava, Sávio Moreira quase descontou em finalização rasteira cruzada na trave.
Nada, contudo, que diminuísse a facilidade visitante ao trocar três passes. Em nova jogada criada com tranquilidade pela direita, Galdezani cruzou rasteiro para Welinton Júnior ser consagrado com hat trick em seu terceiro tento no duelo.
Eis que o baque foi amenizado. Hiroshi, em petardo cruzado da entrada da área, diminuiu a desvantagem. No minuto seguinte, aos 31, Rubens entrou no lugar de Giancarlo, na última troca do Alvinegro. O centroavante entrou e viu Serrato dominar a bola dentro da área, após cruzamento de Jonathan, e marcar o segundo carijó. O princípio de reação gerou pressão do Galo mandante até o final. Hiroshi, em falta aos 39 minutos, ainda acertou o travessão, e Sávio, de cabeça, marcou o terceiro tento, arrancando alguns aplausos dos 386 presentes, mesmo com o apito final.