Ícone do site Tribuna de Minas

Técnico do Athletic prevê crescimento do clube após acesso à Série B

athletic

Acesso do Athletic foi confirmado após vitória sobre o Londrina (Foto: Reprodução/Instagram)

PUBLICIDADE

O Athletic construiu, no sábado (5), o capítulo mais glorioso de sua história. O Esquadrão de Aço venceu o Londrina por 2 a 1, em partida válida pela última rodada da fase final da Série C do Campeonato Brasileiro, e garantiu o acesso à Segunda Divisão nacional em 2025. O resultado rendeu à equipe são-joanense, além da promoção de divisão, uma vaga na final da competição, em que enfrentará o Volta Redonda. A disputa pela taça se inicia no próximo sábado (12), às 17h30, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. O jogo de volta será no dia 19 de outubro, também às 17h30, na Arena Sicredi, em São João del-Rei.

O técnico do Athletic, Roger Silva, celebra o acesso e afirma, em entrevista coletiva concedida após a vitória sobre o Londrina, já projetar a próxima temporada. “O Athletic passa por esse crescimento. Quem está aqui, quem convive, sabe que a gente precisa crescer ainda mais, mas isso já está acontecendo. Nós estamos nesse processo de evolução e eu tenho certeza que vamos melhorar ainda mais do que já tem de estrutura. Crescer como clube, crescer como staff, os jogadores, nós como comissão técnica. Nosso estádio, daqui a pouco, vai ganhar uma uma modelagem nova, vamos deixar a casa mais bonita. O Athletic está por esse crescimento. Eu estou muito feliz por estar fazendo parte disso”, vislumbra o treinador.

PUBLICIDADE

O cometa Athletic

A ascensão do Athletic é meteórica. Em 2018, a equipe retornou às atividades profissionais no futebol após 49 anos e, seis anos depois, conseguiu chegar à Série B do Campeonato Brasileiro de forma inédita. Durante essa trajetória, o Esquadrão de Aço acumulou um bicampeonato do interior, em 2022 e 2023; a Recopa Mineira; o título do Troféu Inconfidência nesta temporada; um acesso na sua primeira participação na Quarta Divisão nacional em 2023; além de ter se transformado em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no fim de 2021, entidade que atualmente é controlada por Fábio Mineiro, detentor de 51% das ações da agremiação.

PUBLICIDADE

Com os acessos consecutivos e investimentos externos a partir da implementação da SAF, o Athletic também apresenta um histórico de jogadores com projeção nacional que passaram pelo Esquadrão de Aço. A primeira contratação de peso foi o uruguaio Loco Abreu, em 2021. Com 44 anos à época, o acerto com o atacante foi um marco na história do clube, apesar de não ter marcado gols.

O segundo reforço de impacto foi o também centroavante Ricardo Oliveira. Com 41 anos em 2022, Oliveira marcou dois gols com a camisa alvinegra e foi importante na campanha que rendeu o primeiro título do interior ao Athletic, em que o clube terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro com a segunda melhor campanha geral e foi eliminado nas semifinais pelo Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Fechando a lista, o atacante Sassá, ex-Botafogo e Cruzeiro. O atleta participou da campanha no Campeonato Estadual de 2023 que rendeu o bicampeonato do interior ao clube marcando um gol e dando uma assistência.

Campanha irretocável

O ano de 2024 se apresentou ao Athletic com o maior desafio de sua história: a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, o Esquadrão de Aço não se intimidou e, logo de cara, iniciou sua trajetória na Terceira Divisão de maneira avassaladora. O Esquadrão de Aço venceu os seus cinco primeiros jogos na competição, com 14 gols marcados e apenas um sofrido. O desempenho da equipe são-joanense é o melhor início de um clube desde 2012 no torneio, de acordo com os registros do site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A regularidade se manteve durante toda a primeira fase e a agremiação se classificou à etapa decisiva do certame na segunda posição, com 40 pontos.

PUBLICIDADE

Na fase final, o Athletic disputou uma das duas vagas de acesso no Grupo B contra Ferroviária-SP, Ypiranga-RS e Londrina. A chave foi marcada pelo equilíbrio, já que as quatro equipes chegaram à última rodada com chances de promoção à Série B. Mesmo com um maior nivelamento de forças, o Esquadrão de Aço confirmou o seu favoritismo e terminou a segunda etapa da Série C na liderança, com dez pontos.

O adversário na final será o Volta Redonda, que terminou na liderança do Grupo A com 12 pontos. As equipes já se enfrentaram em duas oportunidades neste ano, e nas duas ocasiões o Athletic saiu vitorioso. Na primeira, o Esquadrão de Aço eliminou o Voltaço na primeira fase da Copa do Brasil ao vencer por 1 a 0, em São João del-Rei. Pela Série C, também na Arena Sicredi, os times voltaram a se enfrentar, com triunfo por 3 a 2 para o clube são-joanense.

Esquadrão de Aço venceu o Volta Redonda de virada pela Série C (Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club)

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile