Na noite de segunda-feira (7), o JF Vôlei apresentou à imprensa o elenco e a comissão técnica que irão disputar o Campeonato Mineiro e a Superliga C neste ano. A cerimônia, que aconteceu no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos – o qual será palco dos jogos da equipe – também contou com a presença dos diretores Maurício Bara e Heglison Toledo, da prefeita Margarida Salomão (PT) e de vereadores da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Na ocasião, os atletas realizaram também o primeiro treino, sob o olhar do técnico Daniel Schimitz, um dos remanescentes da temporada de 2022.
Para a montagem do elenco, foram analisados jogadores que já estiveram na equipe anteriormente e outros que obtiveram destaque em campeonatos estaduais e nacionais, além de sete atletas oriundos da base do JF Vôlei. É o que explica o dirigente Heglison Toledo. “De acordo com as características que o Daniel (Schimitz, técnico) buscava, a gente tentou encontrar o jogador que encaixasse dentro da equipe e do nosso orçamento”, diz.
Contando com o patrocínio de R$ 700 mil por dois anos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), o JF Vôlei irá enfrentar Sada Cruzeiro, Minas Tênis Club, Uberlândia, Araguari, Monte Carmelo e Montes Claros no Mineiro, em jogos de ida e volta, na sua primeira competição do ano. “Será positivo para podermos trazer o torcedor para acompanhar de perto o time de sua cidade. Eles poderão ver também atletas de seleção brasileira”, opina Heglison. As datas dos jogos ainda não foram divulgadas.
Já em novembro, a equipe juiz-forana irá participar da Superliga C, seu grande foco no ano. “A competição é difícil e equilibrada, e ainda não sabemos quais times vamos enfrentar. Temos que ir com confiança, mas passo a passo, com os pés no chão. Queremos o acesso, para, a partir daí, fazermos a leitura dos cenários até voltarmos a atingir o nível de outros anos”, analisa o diretor. Ele também comemora a oportunidade de jogar no Ginásio Municipal. “Temos solidez financeira hoje e, com um equipamento dessa envergadura, subimos um degrau. Não temos mais um ginásio tímido e, sim, robusto. A população pode esperar um time muito aguerrido e que vai em busca de bons resultados”, afirma.
Viller de volta
Um dos destaques do JF Vôlei em 2021, quando o clube foi campeão invicto da Superliga B, o argentino Maurício Viller retorna para a temporada 2023. À Tribuna, ele conta que aceitou o convite pois sempre manteve a vontade de jogar em Juiz de Fora. “Na época, estava na pandemia e os jogos eram sem público. Mas, o carinho das pessoas fora da quadra era muito bom. Fiz grandes amigos, como o Maurício Bara e o Daniel Schimitz. Pelas redes sociais, os torcedores sempre demonstraram muito amor por mim. Quero devolver isso para as pessoas de Juiz de Fora”, mira o ponteiro.
Com 35 anos, o jogador já atuou no voleibol argentino, espanhol, chileno e macedônio. Nas duas últimas temporadas, ele esteve no Chipre. “Lá, o vôlei não é tão profissional quanto aqui. Gosto muito do profissionalismo e, aqui, temos o objetivo claro que é ganhar a Superliga C, o time se formou para isso. Vou tratar de transmitir experiência, sou um jogador mais velho. É ter entrega, muito temperamento e ir jogo a jogo dando o nosso melhor sempre”, projeta Viller. Outros nomes conhecidos do torcedor juiz-forano, como Fernando Pillan e Tarik Bellini também estão de volta.
Confira o elenco
– Gabriel Pereira, central, ex-APROV Chapecó
– Felipe Santos, levantador, ex-Têxtil Santanderina, da Espanha
– Pablo Bertolo, central, ex-Niterói
– Lucas Batista, ponteiro, ex-São José
– Gonzalo Lapera, ponteiro e oposto, ex-Deportivo Colon, do Paraguai
– Mauricio Viller, ponteiro, ex-Anorthosis, do Chipre
– Fernando Pilan, central, ex-Rapid Bucuresti, da Romênia
– Bruno Bello, líbero, ex-Goiás
– Gabriel Cavalcante, ponteiro, ex-Hekimoglu Connect Travel, da Turquia
– Vinicius Lopes, ponteiro e oposto, ex-Minas Tênis Clube
– Tarik Bellini, levantador, ex-C’Chartres Volley, da França e base do JF Vôlei
– Douglas Jonathan, oposto, ex-São Sebastião e base do JF Vôlei
– Hugo Brennea, ponteiro, da base do JF Vôlei
– Juliano Vargas, ponteiro, da base do JF Vôlei
– Gabriel Klechen, ponteiro, da base do JF Vôlei
– Gustavo Luiz, líbero, da base do JF Vôlei
– Kayky Britto, levantador, da base do JF Vôlei
Comissão técnica
A comissão técnica conta com Daniel Schimitz como treinador e André Silva como auxiliar técnico, assim como em 2022. Bernardo Assis será o assistente estatístico, Rodolfo Granato o preparador físico e Sidney Júnior o fisioterapeuta.