A parceria da equipe Uberabinha/UFJF no Campeonato Mineiro de base levou nesta semana mais dois jovens para avaliações em grande clube de Belo Horizonte. O volante Wesley e o atacante Jhonathan, o Jhon-Jhon, foram selecionados pelo América-MG para uma semana de testes, ainda sem resultado oficializado. A dupla da equipe sub-17 possui presença garantida no time juiz-forano sub-17 neste sábado (10), às 11h, em duelo contra o Social, de São João del-Rei, pela sétima rodada da competição estadual. Antes disso, a equipe sub-15 tem o mesmo adversário, às 9h.
Os promissores atletas têm histórico de mais sondagens. Wesley, 16 anos, faz sua terceira avaliação, após negativas de Cruzeiro e Fluminense. O Botafogo também chegou a se interessar, mas o projeto optou por levar o jovem à Raposa, por parceria entre as equipes. Já Jhon-Jhon, 15 anos, acumula testes no Cruzeiro e Atlético-MG. O técnico da dupla, Alex Nascif, lamentou fragilidade que impediu a permanência dos jovens nas equipes em que fizeram teste.
“A intenção do projeto é de revelar atletas, e temos grandes nomes, mas de jovens que precisam ser mais lapidados e sofrerem maior investimento financeiro, principalmente na alimentação. Assim que eles chegam aos clubes, têm dificuldades. São talentosos, mas possuem dificuldades contra jogadores mais fortes. O modelo de jogo também interfere, se diferente. Já no América, o treinador é meu amigo, tem estilo de jogo parecido com o meu, e eles podem se encaixar melhor”, opina.
A resposta do Coelho deve sair ainda nesta semana. Se as transferências acontecerem, a equipe Uberabinha/UFJF só perde os jogadores no final da campanha no Mineiro.
Velocidade x força
Os confrontos deste sábado devem marcar duelo também de biotipos em campo. “O Social é uma equipe que dá privilégios à questão física, algo que nos atrapalha em campo porque temos mais jogadores inteligentes do que fortes. Eles possuem também três atacantes rápidos, e um deles é artilheiro da competição. Vamos ter que fazer um jogo mais veloz, evitar contato com o adversário em uma posse de bola objetiva para evitarmos os choques”, antecipa Nascif.
No sub-15, os locais ocupam a penúltima posição do grupo C, com apenas 3 pontos, enquanto o adversário é vice-líder da chave B, com 10. Já na categoria mais experiente, o time juiz-forano tem duas vitórias em cinco jogos, com segunda posição do grupo C. O Social, por sua vez, é líder da chave B com 13 pontos.