Ícone do site Tribuna de Minas

Athletic e Tombense se alternam entre os 4 melhores do Mineiro desde 2019

Tombense 1x0 Athletic - 3ª ridada do Campeonato Mineiro 2024
Equipes se enfrentaram na 3ª rodada, com vitória do Tombense por 1 a 0 (Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club)
PUBLICIDADE

Na história do Campeonato Mineiro, as equipes do interior do estado sempre revezaram entre si na disputa do título estadual, juntamente com os clubes da capital, Cruzeiro, Atlético e América, que dominam o protagonismo em Minas Gerais. Desde 2020, o posto de campeão do interior é alternado entre Tombense e Athletic, agremiações de fora de Belo Horizonte que possuem o melhor desempenho esportivo, tanto estadual quanto nacional.

A ascensão do Athletic chama atenção. O Esquadrão de Aço voltou a disputar competições de maneira profissional apenas em 2018, quando foi vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e conseguiu o acesso ao Módulo II. Em 2020, o clube conquistou a promoção para o Módulo I, campeonato em que a equipe se consolidou. Em quatro participações, o escrete de São João del-Rei foi bicampeão do interior, em 2022 e 2023. Além do título, a agremiação foi semifinalista em ambas as edições.

PUBLICIDADE
Fabio Mineiro está no Athletic desde o início do projeto (Foto: Reprodução/Athletic Club)

O bom desempenho do Athletic vai além das fronteiras de Minas Gerais. A equipe conseguiu, em 2023, disputar as suas primeiras competições nacionais em 114 anos de história. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado na primeira fase pelo Brasiliense, e na Série D, o Esquadrão de Aço foi semifinalista, e conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Neste ano, o clube eliminou o Volta Redonda no principal campeonato mata-mata nacional, e irá enfrentar o CRB na segunda fase, na terça-feira (12), às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

PUBLICIDADE

Para Fabio Mineiro, diretor de futebol do Athletic, o sucesso esportivo do clube é fruto da união entre gestão, jogadores e torcida. “Atribuímos nossos resultados muito positivos no estadual ao comprometimento incansável de nossos jogadores, à estratégia tática bem definida pela nossa comissão técnica e ao apoio apaixonado de nossos torcedores. Além disso, investimos em uma gestão sólida, que prioriza o desenvolvimento contínuo do clube em todas as suas áreas, desde a infraestrutura até a formação de talentos”, afirma o dirigente.

Voos mais altos

PUBLICIDADE

Fabio Mineiro explica que a meta do Athletic é se consolidar no cenário nacional de clubes. Para isso, o Esquadrão de Aço terá que fazer uma campanha sólida na Série C deste ano. “Buscamos estabelecer uma presença consistente entre os principais clubes da competição, almejando sempre a melhores colocações no estadual. Para o restante da temporada, nossa meta é manter o desempenho elevado e também buscar avançar nas competições nacionais, sempre visando representar com honra as cores do nosso clube e satisfazer as expectativas dos nossos torcedores”, relata o diretor de futebol.

Tombense é protagonista na Zona da Mata

Tombense conquistou a melhor campanha da primeira fase, ams foi vice-campeão estadual em 2020 (Foto: André Araujo)

Presente no Módulo I do Campeonato Mineiro desde 2013, o Tombense se consolidou como a principal equipe da Zona da Mata. A equipe já chegou a cinco semifinais desde então, e se sagrou, neste ano, tetracampeão do interior. O melhor desempenho do Gavião Carcará no estadual foi na edição de 2020, quando o clube foi vice-campeão mineiro, sendo derrotado na final pelo Atlético.

PUBLICIDADE

Se o Athletic conquistou o acesso na primeira vez que disputou a Série D, o Tombense, por sua vez, foi campeão. Em 2014, a equipe superou o Brasil de Pelotas nos pênaltis e levantou o troféu da Quarta Divisão nacional. Desde então, o Carcará acumulou boas campanhas na Série C, até conquistar a promoção em 2021. À época, a agremiação ficou em segundo lugar, sendo derrotado pelo Ituano na final.

O Tombense disputou duas edições da Série B, em 2022 e em 2023. Na primeira participação, a equipe terminou na 15ª posição, com 45 pontos. No ano passado, acabou rebaixado em 18º, com 37 pontos.

Apesar do descenso, o ano de 2023 para o Tombense também teve momentos positivos, como o título do Troféu Inconfidência e a classificação à terceira fase da Copa do Brasil, melhor campanha da equipe na história. No certame, o clube foi eliminado pelo Palmeiras.

PUBLICIDADE

Próximos compromissos de Athletic e Tombense

Neste Campeonato Mineiro, Athletic e Tombense possuem objetivos diferentes. O Esquadrão de Aço disputa o jogo de ida das semifinais do Troféu Inconfidência contra o Uberlândia no sábado (9), às 17h, no Parque do Sabiá. O Gavião Carcará, por sua vez, enfrenta o Cruzeiro no Ipatingão no domingo (10), às 19h30, no primeiro confronto das semifinais do estadual.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

Sair da versão mobile