Além do confronto de hoje, pelo menos mais dois jogos entre Tupi e Tombense valendo 3 pontos devem acontecer, uma vez que ambos disputarão a Série C do Campeonato Brasileiro. Mas o embate pode acontecer até sete vezes, caso os dois se classifiquem para as semifinais do Mineiro e avancem até as semifinais da Terceirona.
O virtual clássico da Zona da Mata ganha contornos de rivalidade ainda maior quando em ambos os lados estão atletas que já vestiram a camisa do oponente em um passado recente. No jogo de hoje, somente nos times titulares, devem estar em campo o zagueiro Maílson e o atacante Danilo, ambos ex-Tombense e atualmente no Carijó, e o centroavante Daniel Amorim, ex-Tupi e jogando pela equipe de Tombos.
Para Danilo, a perspectiva de os dois times se esbarrarem tantas vezes em 2015 realmente deve acirrar a rivalidade, algo bom para o esporte da Zona da Mata. “Esse é só o primeiro. Vamos ver quem leva a melhor até o fim do ano. Espero que seja o Tupi. É bom para o futebol da região o crescimento dessa rivalidade sadia. Comecei no Tombense, no ano passado estava lá. Estou muito feliz em jogar contra um time pelo qual tenho carinho. Agora estou no Tupi, feliz. Eu os respeito, mas a gente precisa dessa vitória”, afirma.
Começando
Depois da estreia com derrota para o Atlético-MG, por 2 a 0, no Independência, na estreia, a ordem no Tupi é recomeçar o Mineiro a partir desse primeiro jogo em casa. Segundo o técnico Felipe Surian, a hora é de tirar ensinamentos do primeiro jogo e conquistar a vitória. “Agora começa o campeonato para nós praticamente. Enfrentaremos uma equipe do nosso nível. Você iniciar contra Atlético e Cruzeiro, que estão em patamares um pouco mais altos que o nosso, é um pouco complicado. Mas tivemos boa atuação, tiramos lições, os gols que tomamos foram de falhas individuais nossas. Isso nos deu até uma certa tranquilidade. Agora, diante do nosso torcedor, na nossa casa, temos que fazer valer nossa força. Buscar as jogadas, sermos mais fortes, tanto na marcação como na transição para o ataque para podermos vencer”, deseja o treinador.
Para o jogo de hoje, Surian deve fazer pelo menos uma mudança na equipe. Regularizado, o lateral-esquerdo Thiaguinho deve aparecer entre os titulares na vaga do zagueiro Fabrício Soares, que atuou improvisado diante do Atlético. O defensor pode ter que jogar em sua posição de origem, caso Maílson, que é dúvida por conta de dores na coxa direita, não possa jogar. O problema é que o próprio Fabrício está às voltas com uma contusão no pé esquerdo. Se ele também não puder atuar, Paulo Roberto deixa a lateral-direita para a entrada de Osmar e entra ao lado de Silvio no miolo da defesa.
Ingressos e ônibus
Para o jogo de hoje, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizará cinco ônibus extras, que partirão da Avenida Presidente Itamar Franco, em frente ao Procon, a partir das 14h. Os portões principal e do bairro Dom Orione do Estádio Municipal serão abertos às 14h30 e, nos mesmos locais, as bilheterias funcionarão a partir desse mesmo horário, vendendo ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Por conta do fim do serviço de guarda-volumes no Mário Helênio, a Polícia Militar orienta os torcedores a não levarem ao jogo guarda-chuvas, capacetes, inflamáveis, rádios com pilha grande ou quaisquer outros objetos que possam causar ferimentos a terceiros.
Tribo x Império
Se o Tupi entra em campo à tarde, na manhã de hoje, a partir das 10h, quem atua são duas de suas torcidas organizadas. O Salles Oliveira será palco do embate entre Tribo Carijó e Império Alvinegro, em um confronto que não tem nada de bélico, mas sim um fundo amistoso e de solidariedade. Para acompanhar a partida, o público deve levar a Santa Terezinha 1kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá. Entre os times, a aposta também vai beneficiar a quem precisa. A equipe que for derrotada vai pagar quentinhas que serão fornecidas a uma entidade de assistência social.