A triatleta Andressa Miana embarca no domingo (9) para Hamburgo, na Alemanha, onde irá disputar, na próxima sexta-feira (14), o Campeonato Mundial de Triathlon Sprint. A prova reúne três modalidades, com 750m de natação, seguida por um circuito de ciclismo que chega a 20 km e, por fim, 5 km de corrida. A juiz-forana conseguiu a vaga na competição após o título brasileiro de triatlo no ano passado e será a única representante brasileira dentro de sua categoria, com competidoras entre 20 a 24 anos, de um total de 59 participantes.
Andressa, além de se dedicar aos treinamentos, divide seu foco com a Faculdade de Odontologia, no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Miana explica que mantém uma rotina de oito a dez horas semanais de treino, alternando com as atividades relacionadas ao curso superior. “Eu treinava antes das aulas e dos atendimentos também na clínica, em horário de almoço e à noite. Praticava de manhã, antes de ir para a faculdade, depois, no horário do almoço. Voltava para a faculdade, treinava à noite e depois ia para a casa”, descreve a triatleta.
Apesar de ser uma rotina cansativa, Andressa conta que isso se tornou normal em seu dia a dia. “Eu já estou acostumada com essa rotina corrida. Então, para mim, é normal, apesar de ser cansativa. Mas eu estou habituada, e até gosto. Acho que é o que me motiva e me coloca pra frente, para ficar mais ‘ligada nos 220’, como o pessoal fala e, pra mim, foi e está sendo tranquilo”, analisa.
Além de ser a única brasileira dentro de sua categoria, Andressa também é a única representante de Juiz de Fora em todo o Mundial. Miana relata o sentimento de levar o nome da cidade para um campeonato desta magnitude. “É muita felicidade, realização e conquista, porque só mostra que todo o esforço e a dedicação que eu tenho desde 2021, quando eu comecei no triatlo, está valendo a pena. Agora estou começando a colher os frutos de todo trabalho duro”, comenta Andressa.
Para o Mundial, Andressa não projeta uma colocação como meta, já que o nível da competição é muito alto, mas ela espera conseguir entregar o seu melhor desempenho neste desafio. “Quero dar o meu melhor, me esforçar. Ainda não cheguei a estipular uma colocação, mas espero entregar o meu máximo e representar bem, tanto o Brasil quanto Juiz de Fora”, projeta a atleta.
Objetivos
Ainda que o Mundial de triatlo seja o auge da temporada de Andressa, o ano de 2023 não se encerra para ela em Hamburgo. A triatleta diz que pretende seguir competindo em provas regionais e nacionais no restante do ano. “A temporada ainda continua. Tenho duas etapas do Campeonato Brasileiro para tentar ser bicampeã brasileira. Neste ano, só vou conseguir fazer três (de cinco) etapas no Brasileiro. Além disso, tem algumas provas regionais que eu vou participar no final do mês de julho, outra em Juiz de Fora, e o que mais for aparecendo também pretendo competir”, conclui Miana.