Após disputar o Campeonato Mundial Sub-20 em 2018 na Finlândia na primeira experiência fora do país, o juiz-forano Luiz Maurício Dias, 19 anos, conquistou mais uma oportunidade internacional. No último sábado (4), em atuação na UFMG, em Belo Horizonte (MG), o lançador de dardo foi campeão mineiro sub-20 com marca de 70,04m, garantindo índice para a disputa dos Jogos Pan-Americanos da categoria, em San José, na Costa Rica, de 14 a 16 de julho. A distância registrada pelo atleta do Cria UFJF é a maior entre os atletas sub-20 da América do Sul nesta temporada.
“Eu vinha lançando a semana inteira e graças a Deus foi dentro do que eu esperava. Nos treinos já conseguia o índice. Essa marca foi mais para começar o ano. Foi importante ter vindo no começo da temporada que daí vou me preparando para as outras competições. Me deixa tranquilo e dá mais tempo para melhorar a parte técnica e chegar mais forte. Agora vem a fase mais difícil que é a de superar esses 70 metros”, relata Luiz à Tribuna.
Metas
Esta foi a segunda melhor marca pessoal do atleta, que já chegou a registrar 70,20m para ir ao Mundial do ano passado. Os 70,04m passaram, ainda, a ser o novo recorde do Estadual sub-20. A vaga no Pan, segundo o técnico de Luiz Maurício, o professor Jefferson Verbena, era uma das principais metas no planejamento realizado ainda no ano passado.
“A temporada começou para a gente em novembro de 2018, quando demos início à preparação. Vínhamos de um ano bem positivo, em que ele foi até o Mundial, que era o nosso objetivo principal. Após essa disputa, começamos a preparar a temporada 2019 e traçamos algumas metas em termos de resultados dele, marcas finais, e também de desempenho esportivo em termos de colocação nas competições. Já trabalhávamos para alcançar esse índice de 68,58m e tínhamos até o dia 25 de maio, no Brasileiro sub-20, mas queríamos chegar antes, o que foi realizado nesse fim de semana. Agora daremos sequência à preparação com o foco todo voltado ao Pan”, explica Verbena.
Nesta sequência, Luiz Maurício terá pela frente o Brasileiro sub-20, dia 25 de maio, em Bragança Paulista (SP), competição que irá utilizar para tentar ratificar o índice e elevar a confiança. “Agora é seguir com os treinos para melhorar minha marca. Meu objetivo principal na temporada é o Pan, competir bem lá e tentar uma medalha pela Seleção Brasileira. Terei uma outra chance de representar melhor o país. Da última vez senti um pouco a pressão da competição, foi a minha primeira, mas aprendi bastante com o Mundial e acho que estou bem preparado”, destaca o lançador.
Dez medalhas no Mineiro
Não foi só Luiz Maurício a subir ao pódio e se destacar no Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Sub-20 no fim de semana. Outros seis atletas da cidade conquistaram medalhas na competição, todos na representação do Cria UFJF. Ao todo, foram dez pódios com oito ouros e duas pratas.
Raphaela Diesse foi campeã no lançamento de dardos com a distância de 37,98m. Juan Feliciano liderou os 800m rasos (2min13s) e 1.500m rasos (4min38s). A primeira colocação também foi conquistada por Iago Casemiro nos 3.000m rasos (10min24s), Noemi Alves nos 1.500m rasos (5min02s) e Wdson Tadeu nos 5.000m rasos (17min02s). Nalanda Campos de Araújo ainda foi vice-campeã nos 200m rasos (27s04) e 400m rasos (1min02s), e Luiz Maurício, além do ouro no dardo, levou a melhor no lançamento de disco com a marca de 52,05m.
“Tivemos uma competição muito positiva, diversos atletas conseguiram melhorar as suas marcas. Muitos ainda não estão no último ano da categoria, pelo contrário, estão no primeiro. Foi uma competição que nos trouxe muita base em termos de resultado final até para nos dar uma referência do que devemos fazer até o Brasileiro”, avalia Verbena.