A temporada 2024 da Fórmula 1 começou no último final de semana. O GP do Bahrein, que teve vitória de Max Verstappen, da RBR, inaugurou o ano que marca o último campeonato de Lewis Hamilton na Mercedes, antes de ele ir para a Ferrari. As duas primeiras corridas do ano, contudo, são marcadas por uma peculiaridade: elas serão disputadas no sábado e não no tradicional domingo.
O motivo das mudanças é o Ramadã, mês sagrado da religião muçulmana, que tem seu início em 10 de março. Durante o período, os muçulmanos cumprem uma série de regras, dentre as quais está o jejum durante o dia – entre o nascer e o pôr do sol. Isso fez com que o GP da Arábia Saudita, o segundo da temporada, tivesse de ser transferido para o próximo sábado (9), à noite, um dia antes do mês sagrado iniciar. O país tem o islamismo como religião oficial.
No Bahrein, o Islã também é o culto oficial do país. O GP, contudo, foi dias antes do Ramadã começar. O conflito, neste caso, envolve o regulamento da Fórmula 1, que exige o mínimo de uma semana entre duas provas. Por isso, toda programação do primeiro GP do ano foi antecipada em um dia em função da segunda prova.
O primeiro GP a ser disputado em um sábado foi o de Las Vegas, nos Estados Unidos, no ano passado. A corrida aconteceu na noite de sábado, no fuso horário local. No Brasil, já era madrugada de domingo. Nesta temporada, o calendário continua o mesmo para a cidade americana.
A programação do GP da Arábia Saudita começou nesta quinta-feira (7), com Alonso liderando o primeiro treino-livre. A classificação do grid será definida nesta sexta-feira (8), às 14h. No sábado (9), às 14h, acontece a corrida.