Nesta quinta-feira, porém, a Câmara Municipal de Juiz de Fora anunciou que a estátua de bronze do ex-atleta, que faleceu em 2019, será colocada logo na entrada do aparelho esportivo. Na parte interna do estádio, portanto. Assim, a concretização da homenagem, parece mais próxima e se deu por movimentações da própria Câmara, de forma a atender aos anseios diversos da sociedade de Juiz de Fora.
Para bancar o projeto, inclusive, foram destinados recursos do orçamento Municipal indicados por diversos vereadores. Fazendo justiça à movimentação parlamentar, foram nove os autores das emendas que irão financiar a alocação do busto. São eles os vereadores Antônio Aguiar (DEM), Pardal (PSL), Marlon Siqueira (PP), Cido Reis (PSB), Vagner de Oliveira (PSB) e Zé Márcio Garotinho (PV), que se somam aos agora ex-vereadores André Mariano(PSL), Wanderson Castelar (PT) e Wagner do Sindicato (Cidadania).
Para avançar no anseio, na última quarta, o atual presidente da Câmara, o vereador Juraci Scheffer (PT) e o ex-presidente da Casa, Pardal, visitaram o local em que o busto será alocado. Eles estavam acompanhados do filho de Toledinho, Paulo Henrique Toledo, o Lica. Juraci, inclusive, disse estar satisfeito com a área escolhida por sua visibilidade e acessibilidade àqueles que frequentam o Estádio Municipal.
Segundo a Câmara, o Conselho Municipal de Desportos do Município de Juiz de Fora aprovou a localização. Ou seja, a concretização da homenagem parece cada vez mais próxima de sair do papel. Mas, desconfiado que sou, só acredito vendo. Até lá, Toledinho permanecerá eternizado na memória do esporte local e também no coração do torcedor carijó.