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Poeira, ronco e estratégia

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Quando o sábado ainda resistia a acordar, uma nuvem espessa de poeira levantava e caia sobre a vegetação à beira da estrada. A suspensão do pó do chão era precedida pelo ronco de motores, nada mais nada menos de 445 motocicletas e de 55 carros. Nas trilhas, entre Juiz de Fora e Lima Duarte, até chegar ao Distrito de Conceição do Ibitipoca, os competidores da 27ª edição do Ibitipoca Off Road (IOR), iniciado na manhã de ontem, levaram para o circuito a experiência de anos de participação. Outros apenas o entusiasmo da primeira competição. Considerado como um dos mais tradicionais rallys de regularidade do país, o desafio exige estratégia, pois cada participante, ao avançar com seus possantes pelos caminhos, deve se ater à velocidade permitida. Dependendo do trecho, a aceleração pode ser menor ou maior. É uma prova de precisão.

Apesar de toda a técnica, é impossível não ser absorvido pelo visual. A cada nova curva, uma nova paisagem. Segundo a organização do rally, o percurso foi levantado depois de refeito diversas vezes. O objetivo foi garantir segurança e confiança para pilotos e navegadores em meio a cenários bucólicos. “Foram sete meses de trabalho e conseguimos fazer um número expressivo, pois é a maior prova do Brasil em quantidade de pilotos. O coração agora está a mil. Esperamos que dê tudo certo e nosso domingo será marcado com uma grande festa”, estimou Tiago Resende, um dos organizadores da competição.

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Este ano, o Ibitipoca Off Road bateu o recorde de inscritos. No total, são cerca de 560 participantes. A prova atrai gente de todos os lugares do Brasil, como o capixaba Jomar Grecco, que tem a atual liderança no Brasileiro de Regularidade. Ele irá defender o título do IOR na Máster, uma das 13 categorias nas duas rodas. “Conseguimos alcançar uma grande credibilidade e trazer pilotos da Bahia, Paraná, Maranhão e de todos os estados do Brasil para correr com a gente. Eles são o nosso combustível para continuar fazendo esta prova, que é uma modalidade única do Brasil. Foi criada aqui e só existe aqui”, vangloria-se Tiago.

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Além de Grecco, esta edição do IOR conta com a participação de Sandro Hoffmann, líder do Brasileiro na Over-45. Ele é o maior vencedor da história da competição, com 11 títulos. Líder na categoria sênior do Brasileiro, Marco Túlio Faria, também está inscrito na prova. Além dos feras, a prova também é marcada pela presença de admiradores. Cássia de Almeida, 36, estava acompanhada do filho, 2, de olho na largada dos pilotos. “O dia está lindo. O rally é empolgante. É uma ótima oportunidade para sair de casa”, sentenciou ela, lembrando que IOR também um programa para toda a família.

 

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Brincadeira combinada com competição
Na disputa entre as motos, os pontos são distribuídos em três competições. São elas: Campeonato Mineiro, Copa Estrada Real Off Road e Copa Orange. No que se refere aos carros, são quatro categorias envolvidas. Segundo a organização, a prova é um verdadeiro tira-teima entre os principais pilotos e navegadores mineiros e fluminenses. Voz da experiência, com seis participações no IOR nas costas, Marcelo Gaviole, campeão da categoria turismo light no ano passado, era só sorrisos antes da largada.
“No ano passado, tive muita sorte e consegui ser vencedor. Este ano, estamos aqui novamente, com boas expectativas. Viemos é para brincar, pois sempre é uma brincadeira. Mas claro, é uma prova boa, bem organizada, com capricho nos detalhes. Vencê-la é uma sensação inexplicável, ainda mais se pensarmos no nível que é”, afirma Marcelo, de 39 anos, morador de Conceição de Ibitipoca.

Na contramão de quem já tem bagagem, há os competidores de primeira viagem, que levam para o rally entusiasmo e garra para vencer. Anderson Guimarães, 47, era é um deles. “É uma adrenalina muito forte, ainda mais que estou competindo ao lado do meu filho, que vai comigo como navegador. É um evento muito bem organizado. Estou muito esperançoso”, disse o competidor, lembrando que seu filho, de 18 anos, também é iniciante na disputa. “Estamos em família. Só por isso já é uma alegria”, arrematou.

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A quilometragem dos carros foi de cerca de 176 km ontem, em quase seis horas de prova. Hoje, a previsão é de seis horas e meia de percurso, perfazendo um total de 187 km. Na competição das motocicletas, a expectativa hoje é de 175 Km. Neste domingo, as disputas começam às 8h, em Lima Duarte, com encerramento esperado para a partir das 15h na Faculdade Suprema, em Juiz de Fora. Uma programação cultural foi preparada para o público. A festa final irá contar com as atrações musicais da dupla sertaneja Felipe e Ruan com participação da banda de rock Duo Retrô Acústico, além do Trial Show, com os pilotos Thiago Vermelho, em moto, e Ruminique, em bike. A dupla vai fazer manobras de alta exigência técnica com interação da plateia.

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