Ícone do site Tribuna de Minas

Projeto social que incentiva futsal em JF inicia atividades em 2024

Leo Santana Instituto Albert Sabin Bruno Kaehler Aquivo TM
Leo Santana firmou parceria como embaixador social do projeto em 2019 (Bruno Kaehler/Arquivo TM)
PUBLICIDADE

O projeto “Segue o Jogo”, criado em 2019, e que tem como embaixador o juiz-forano Léo Santana, jogador de futsal de 35 anos, que atualmente atua no Eléctrico Futebol Clube, de Portugal, além de parceria com o Instituto Albert Sabin (IAS), iniciará o mapeamento de locais de atuação e de alunos a partir de 2024. A ação social, que visa oportunizar crianças e adolescentes, de seis a 14 anos, dentro do futsal, tinha como planejamento começar as suas atividades em 2020, mas não foi possível devido à pandemia de coronavírus.

Durante este ano, contudo, o projeto esteve focado em mapear as possibilidades de recursos para dar início às atividades previstas, conforme explica o coordenador do Instituto, Henrique Araújo. “Estamos fazendo, em 2023, o levantamento dos recursos para saber quais as possibilidades de captação, se seriam através de recursos próprios ou de recursos incentivados ou através de parcerias com o Poder Público para conseguimos selecionar quais os locais receberão o projeto”, explica. Ainda segundo Araújo, a ideia é trabalhar, além de Juiz de Fora, em Três Rios e São Paulo, estando aberto, também, a outras modalidades esportivas.

PUBLICIDADE

Inicialmente, o projeto pretende trabalhar com, pelo menos, cem alunos, que serão divididos em turmas de acordo com a faixa etária, e que terão, no máximo, 20 integrantes. O foco da equipe do “Segue o Jogo” é atuar em locais periféricos. “A gente prioriza sempre selecionar crianças e adolescentes que são das regiões periféricas, além de dar prioridade de iniciar os trabalhos em escolas ou centros comunitários que já possuem crianças institucionalizadas (no IAS), assim como é feito em todos os outros projetos, em que trabalhamos com essa faixa etária (de seis a 14 anos) e com esse público alvo”, detalha Araújo.

O coordenador explica que, até este ano, os projetos do Instituto também abrangiam crianças e adolescentes que não possuíam vínculo com o IAS, mas a partir de 2024, a intenção é atender apenas quem tiver alguma relação, o que impacta a quem será selecionado para integrar o “Segue o Jogo”. Segundo ele, essa mudança na política de atendimento se dá para que a organização consiga ter um maior controle sobre os alunos.

“Vamos conseguir monitorar melhor os projetos e avaliar melhor os impactos deles. Estamos adotando um software que permite cadastrar todos os alunos nessa ferramenta. Dessa maneira, os familiares, instrutores e os próprios alunos poderão acompanhar o andamento das aulas, a rotina, os horários, a frequência. As pesquisas junto às famílias também serão on-line. Os instrutores poderão ter esse contato com as famílias pra avaliar o impacto do projeto ali no dia a dia da criança e do adolescente”, relata o coordenador.

Projeto de futsal recebe doações a partir de novembro

O “Segue o Jogo”, além dos recursos mapeados, está aberto para receber doações de quem se interessar em apoiar o projeto. “Nós vamos lançar, no dia 28 de novembro, o nosso programa de doadores para pessoas físicas ou jurídicas que querem apoiar o Instituto. E se Deus quiser até lá, também iremos anunciar um patrocinador. É um grande apoiador dos projetos do IAS, e isso permitiria expandir nosso trabalho por outras cidades”, revela Henrique.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile