O jovem estudante Pedro Henrique de Oliveira, 16 anos, atleta do CRIA UFJF/Colégio Apogeu, já está em Santiago, no Chile, onde disputa, pela Seleção Brasileira, a partir deste sábado (7), duas provas pelos Jogos Sul-Americanos da Juventude. O juiz-forano terá pela frente alguns dos principais nomes do atletismo do continente na categoria sub-18 nas provas dos 3.000m rasos – sua especialidade, no sábado – e de 2.000m com obstáculos, no domingo (8).
O jovem está no Chile desde o dia 26 de setembro ao lado dos companheiros da equipe brasileira. “Fui antes por conta da abertura, dos treinos e pela adaptação ao lado dos outros atletas da Seleção”, contou à Tribuna. A preparação longe de Juiz de Fora, segundo ele, rendeu algumas dificuldades, rapidamente superadas.
“Esses dias agora estão sendo tranquilos, mas nos primeiros treinamentos o clima estava ruim e senti reflexos na respiração, por exemplo. Minha rotina aqui tem sido treinar de manhã, almoçar, ir para a fisioterapia, descansar e fazer palestras em alguns dias”, relata. A convocação para vestir a amarelinha no Sul-Americano veio após o juiz-forano conquistar este ano a marca de 9m14s nos 3.000m, sua melhor performance, no Campeonato Brasileiro Interclubes de sua categoria.
Superar este tempo, aliás, é uma das metas traçadas pelo atleta. “Espero competir e representar bem a Seleção Brasileira. Vou buscar superar a minha marca e conquistar meus objetivos”, resume ele, que é o também atual campeão brasileiro e vice sul-americano de Cross Country na faixa sub-18.
O foco é nos 3.000m, mas uma vaga nos 2.000m com obstáculos surgiu, e o local acabou inscrito. Com o pupilo no país vizinho, a ansiedade é grande para a treinadora do Cria UFJF e de Pedrinho, Gabriela Lopes, que não poupa elogios ao promissor atleta e também torce por um recorde pessoal. “Torcemos para que ele consiga melhorar sua marca. Ele é muito dedicado, concentrado, e esperamos que consiga um bom desempenho. Treina seis dias por semana, está sempre focado e buscando melhorar”, salienta.