A terceira edição do Sertões MTB Ibitipoca, segunda etapa do Sertões MTB Cup, competição de mountain bike Maratona (XCM), acontece entre sexta (5) e domingo (7), com supervisão da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). Os ciclistas das categorias Pro (bicicletas convencionais) e E-Bike (com assistência de um motor elétrico) atravessarão as trilhas do Ibiti Projeto – uma reserva socioambiental experimental com seis mil hectares de área, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes, Santa Rita do Ibitipoca e Pedro Teixeira.
Criada a partir da Fazenda do Engenho, há mais de quatro décadas, a reserva está em uma rara zona de transição entre a Mata Atlântica, o cerrado e os campos rupestres, a 90 quilômetros de Juiz de Fora. Entre as iniciativas desenvolvidas na competição estão o estímulo para práticas como o uso de veículos não-poluentes, a reciclagem e a destinação correta de resíduos, a alimentação saudável e o contato constante com a natureza.
Além disso, estão em pauta a recuperação da flora e da fauna nativas e a proteção da biodiversidade da região, com a reintrodução de espécies em risco de extinção, como o muriqui-do-norte (primata).
Conforme a CEO do Sertões MTB Cup, Leonora Guedes, o campeonato tem como missão principal colaborar com a sustentabilidade. “A reserva e todo o trabalho desenvolvido em torno dela são exemplos de cuidado com a natureza que merecem ser mostrados e valorizados. Nosso foco desde o início foi em proporcionar mais do que apenas uma competição de mountain bike. Queremos colocar os atletas em contato com cenários diferenciados para viverem experiências únicas e levarem consigo a semente do cuidado com o ambiente”.