O Campeonato Mineiro 2015 chega ao fim para o Tupi hoje, quando a equipe recebe a URT no Estádio Municipal, a partir das 16h. Com um horizonte restrito na competição, já que não tem chances matemáticas de avançar para as semifinais do torneio estadual, o time de Juiz de Fora vai a campo com o objetivo de fechar sua participação de forma positiva, chegar a sua quarta vitória no certame e espantar de vez qualquer ameaça de rebaixamento, possibilidade que os matemáticos, com suas frações e casas decimais, insistem que ainda existe. Com 10 pontos conquistados após 11 rodadas, o Galo Carijó figura na sétima colocação na tábua de classificação.
Um inimaginável descenso só aconteceria caso os locais fossem derrotados pelo clube de Patos de Minas – penúltimo colocado – em seus domínios, e Democrata, Mamoré e Boa Esporte triunfassem, respectivamente, em duelos contra América, Guarani e Atlético. Focado na partida e em busca da primeira vitória no comando do Tupi, o técnico Leston Júnior acredita que a melhor maneira para lidar com a remota ameaça de rebaixamento é pensar na metade de cima da tabela.
“Temos que mirar o objetivo de terminar o campeonato na sexta colocação; de nos despedirmos da competição de maneira positiva; e de dar um domingo mais alegre ao torcedor. Buscando isso, automaticamente, vamos equacionar qualquer possibilidade matemática de rebaixamento. É com esse espírito que vamos a campo”, afirma o treinador, que comandará o Carijó pela segunda vez, após estrear com derrota diante do Guarani, em Divinópolis, no domingo passado.
Nem a matemática é capaz de discordar de Leston. De acordo com o site “Probabilidades no Futebol”, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de queda do time de Juiz de Fora são de apenas 0,48%. Por outro lado, para chegar à sexta colocação – degrau mais alto que os juiz-foranos podem alcançar na competição -, o Tupi precisa bater a URT e torcer por derrota do Villa Nova contra a Caldense, em Nova Lima. Ainda assim, a possibilidade de terminar a competição na metade de cima da tabela é mais de 20 vezes maior que a de descenso, e chega a 11,11%.
Para selar de vez sua permanência na elite mineira, Leston Júnior já definiu o Tupi. Praticamente, o técnico deve mandar a campo a mesma equipe que enfrentou o Guarani na última rodada. A novidade será o retorno de Silvio. Recuperado de um estiramento, o zagueiro volta e coloca Maílson como opção no banco de reservas. “O Silvio é um jogador muito importante, que conhece o clube e a torcida. Sabe muito bem qual é o peso dessa vitória, e será um atleta importante para buscarmos um resultado positivo”, resume Leston Júnior.