Ícone do site Tribuna de Minas

Treinador Léo Condé irá receber título de cidadão honorário de Juiz de Fora

Vitória anuncia demissão de Léo Condé

(Foto: Divulgação/Vitória)

PUBLICIDADE

O técnico Leo Condé irá receber o título de cidadão honorário de Juiz de Fora. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Vagner de Oliveira (PSB), com projeto de lei aprovado e publicado no Atos do Governo nesta terça-feira (5). No ano passado, o treinador se sagrou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com o Vitória, no primeiro título nacional da história do clube. Em 2024, ele será um dos 20 técnicos na elite do futebol nacional, justamente no comando do time baiano.

Nascido em Piau, Léo se mudou para Juiz de Fora ainda aos 5 anos. Foi na cidade também em que ele começou sua carreira de treinador, nas categorias de base do Tupi. O profissional passou pelos juniores do América-MG e do Atlético-MG, antes de retornar a Juiz de Fora, em 2009, quando assumiu a equipe profissional do Galo Carijó até 2011. Depois, o comandante esteve no Ipatinga e no Nova Iguaçu, time em que se sagrou campeão da Copa Rio.

PUBLICIDADE

Em 2014, ele retornou ao Tupi e levou o clube às quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, a equipe que “jogava bonito”, de acordo com os torcedores, foi eliminada pelo Paysandu e bateu na trave para subir à Segunda Divisão nacional. Já em 2015, Léo foi vice-campeão do Mineiro com o Caldense e, no mesmo ano, assumiu o Sampaio Corrêa.

PUBLICIDADE

Com o destaque adquirido no futebol mineiro, o piauense ganhou espaço em times do cenário nacional. Ele comandou o Bragantino e o Goiás em 2016 e o CRB no ano seguinte – clube no qual foi campeão alagoano. Outros dois grandes trabalhos de Léo foram no Botafogo-SP e no Novorizontino. Em ambos, as agremiações conseguiram o acesso para a Série B do campeonato nacional.

Já no início do ano passado, Léo assumiu o Vitória e conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Foram 72 pontos conquistados em 38 jogos, com 22 vitórias, seis empates e dez derrotas. Com contratado renovado, o treinador busca o título do Campeonato Baiano de 2024 com o Leão da Barra. No momento, o clube está na segunda colocação, com 19 pontos, mesmo número que o líder Bahia.

PUBLICIDADE

No dia 13 de abril, o Vitória faz seu primeiro jogo na Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, no Barradão. Será a primeira vez que o técnico ex-Tupi comandará uma equipe na elite do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile