Ícone do site Tribuna de Minas

Com 2 metros de altura, juiz-forano de 14 anos e levantador canhoto disputam Brasileiro

Atletas de volei
Atletas de vôlei do Clube Bom Pastor vão atuar na Seleção Mineira de Vôlei (Foto: Arquivo Pessoal)
PUBLICIDADE

Além de Enzo Gávio e Hugo Brennea, do JF Vôlei, mais dois atletas juiz-foranos foram convocados para a Seleção Mineira de Vôlei. Trata-se de Francisco Veloso, 13, e Eliab Augusto, 14, jogadores do Clube Bom Pastor. Apesar da idade, eles farão parte da seleção sub-16, que disputará o Campeonato Brasileiro entre os dias 28 de março e 2 de abril, em Maringá, no Paraná.

No Clube Bom Pastor, os garotos realizam treinos de segunda a sexta-feira. Enquanto Francisco entrou no clube há dois anos, Eliab está há quatro. O treinador dos jogadores na agremiação, Marcos Mandela, já integrou a Seleção Mineira em quatro oportunidades. “É gratificante demais ver aqueles garotos que se dedicaram e acreditaram no nosso trabalho iniciando suas caminhadas profissionais”, afirma.

PUBLICIDADE
Eliab tem 14 anos e mede 2,07 metros. Ele começou a praticar vôlei aos 8 anos de idade (Foto: Arquivo Pessoal)

Altura como marca registrada

Eliab atua nas posições de ponteiro – sua preferida -, oposto e central. Com apenas 14 anos, ele já mede 2,07 metros. “A minha altura sempre foi minha marca registrada. No vôlei isso ajuda e está contribuindo para que eu possa ser um atleta de alto rendimento”, acredita. O adolescente é destaque desde que começou a praticar a modalidade, quando tinha 8 anos.

PUBLICIDADE

“Fui em um clube ver se eu poderia começar a treinar e o treinador disse que, apesar da minha altura, eu era muito novo. Passado um ano, minha mãe e eu ficamos sabendo de um projeto que ofertava oportunidade para crianças de escolas públicas ingressarem na escolinha de voleibol do Clube Bom Pastor. Mesmo eu estando fora da faixa etária que o projeto exigia, em julho de 2017 tive meu primeiro contato com o voleibol. Desde então, nunca parei”, conta o garoto.

Para o ponteiro, ser convocado pela primeira vez para a Seleção Mineira é a realização de um de seus sonhos. “Fiquei muito feliz e ansioso. Quero sempre estar jogando entre os melhores atletas de vôlei na minha categoria em Minas Gerais”, diz.

PUBLICIDADE

Durante sua trajetória, Eliab disputou campeonatos em Juiz de Fora, Muriaé, Barbacena, Bom Jardim de Minas, Curitiba e Ubá, onde ganhou um troféu de melhor bloqueador. “Ainda este ano eu pretendo ganhar minha primeira medalha de ouro, seja com a minha equipe do Bom Pastor e quem sabe estando na seleção mineira sub-16 no Campeonato Brasileiro de seleções. Em um futuro próximo quero jogar pela Seleção Brasileira.”

Francisco, 13 anos, joga vôlei há 2, mas já é destaque na modalidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Destaque já no início de carreira

Já Francisco, levantador canhoto, também possui a altura como característica relevante para seu sucesso no voleibol. Com 1,9 metro ele foi chamado para treinar no clube justamente pela sua estatura. “O Mandela, responsável pela equipe de voleibol do Clube Bom Pastor, ficou sabendo do meu tamanho e da pouca idade por um amigo em comum. Conseguiu o telefone do meu pai e fez um convite para que fôssemos conhecer a escolinha de vôlei do clube”, relembra.

PUBLICIDADE

Devido à pandemia, Francisco conta que participou de poucos torneios ao longo dos último dois anos – período em que pratica o esporte. Mesmo assim, se sagrou campeão e destaque da competição do Torneio de Inverno do Clube Cascatinha, além de campeão de um campeonato em Muriaé. O jovem atleta também conquistou medalhas de bronze em outras competições. Aos13 anos, ele participou de uma competição sub-18, realizada em São José dos Pinhais, no Paraná, onde teve a possibilidade de jogar contra algumas das principais equipes do Brasil.

Para ele, poder integrar a Seleção Mineira será uma experiência única. “Foi maravilhoso receber o convite da Federação Mineira, me deixou ainda mais empolgado e motivado, acredito que será um baita aprendizado. Em 2023, treinarei ainda mais para ajudar nossa equipe a conquistar mais títulos e troféus. No futuro, meu sonho é estar na Seleção Brasileira”, pretende Francisco.

Sair da versão mobile