Porto Alegre (Gazeta Press) – Desde 1909, data do primeiro embate, Inter e Grêmio movem paixões, emoções e uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Hoje, porém, a partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 moverá o Colorado lutando até o último fôlego por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, contra um Grêmio sem pretensões e que se despede do técnico Celso Roth. O palco é a casa do Colorado, o Beira-Rio, às 17h.
Na 6ª colocação do Brasileiro, o Colorado tem 57 pontos, mesmo número do Coritiba, sendo que os paranaenses estão dentro do G-5, ao contrário dos gaúchos. Para o técnico Dorival Júnior, que fechou alguns treinos durante a semana, não há outra opção senão vencer. Um resultado adverso pode criar uma crise antes mesmo do início da próxima temporada.
O Tricolor é apenas o 12º e já está garantido na disputa da Copa Sul-Americana de 2012, com 48 pontos. A irregularidade na reta final do Brasileirão, sob o comando de Celso Roth, custou o sonho da Libertadores. O projeto de voltar à competição continental ficou para 2012, e não compreende o treinador. O Gre-Nal de hoje marca a despedida do treinador sul-caxiense, que deve ser substituído por Caio Júnior na próxima temporada. Uma vitória no clássico, aliada a um tropeço do Flamengo ou do Coritiba na rodada, garante o Inter na principal competição continental.
