Ícone do site Tribuna de Minas

Goleira da região acerta com equipe mineira para disputar a Taça Brasil de futsal

Passos goleira

Passos goleira

PUBLICIDADE

A atleta Letícia Leonel, de 17 anos, nascida em Bias Fortes e moradora do bairro Altos dos Passos, em Juiz de Fora, irá representar a equipe Passos, da cidade mineira homônima, na disputa do Campeonato Mineiro e da Taça Brasil sub-20. Goleira, ela se destacou com as cores do Clube Bom Pastor e agora passa a defender uma das maiores equipes do futsal feminino do estado – e que, inclusive, é bicampeã mineira da categoria.

“É muito gratificante saber que o trabalho vem sendo recompensado e que se Deus quiser, será só um começo de uma jornada incrível. Espero que eu consiga evoluir, com novos aprendizados e oportunidades. E em relação ao grupo, que consigamos conquistar nossas metas, sempre evoluindo. É um sonho que sempre lutei muito para conquistar, e ver acontecendo me dá esperança de que eu possa sempre alcançar mais, com muita dedicação e amor. Corro muito atrás dos meus sonhos”, declara Letícia.

PUBLICIDADE

Com a disputa do Campeonato Mineiro e da Taça Brasil – competição mais importante a nível nacional -, Letícia acredita que precisará de foco e disciplina nos treinos. “Nunca faltará dedicação e vontade da minha parte. Quero crescer sempre nesse esporte e alcançar sempre mais”, diz a goleira, que tem a juiz-forana Marina Loures como referência na modalidade.

PUBLICIDADE
Letícia rodou por vários clubes de Juiz de Fora e agora vai representar o Passos (Foto: Arquivo pessoal)

Começo como jogadora de linha

Letícia começou a jogar futsal com 10 anos em Bias Fortes, mas só se tornou goleira aos 15. Foi nessa época que a treinadora Karina Pazzi, na época do Sport, convocou a atleta para atuar pelo Verdão da Avenida. “Já conhecia a Letícia jogando na linha pelo projeto da UFJF, mas ela não conseguia ir regularmente aos treinos por morar em outra cidade. Vi fotos dela atuando no gol na sua cidade e fiz o convite para ela vir para o Sport, em 2022”, relembra a técnica.

Foi a partir deste momento que Letícia teve sua vida no esporte modificada. No primeiro ano com goleira, ela foi campeã da Copa Zico sub-17. Já em 2023, a adolescente foi para o PSG Academy e conquistou o vice-campeonato da Copa RS Soccer, ao mesmo tempo que treinava, aos 16 anos, com a equipe adulta do Clube Bom Pastor, onde reencontrou Karina. Lá, ela treinava quatro vezes por semana e disputou, além do estadual, outras diversas competições.

PUBLICIDADE

“Ela sempre foi uma menina diferenciada. Tem muita determinação e senso de grupo forte. É dedicada, tem tomada de decisão muito rápido para bolas curtas e longas e tem muita comunicação, fala com o grupo. É uma menina exemplar, está ali para o que precisar, e corre atrás dos objetivos”, elogia a técnica.

Chegada ao Passos

Com o destaque no Clube Bom Pastor, um treinador de uma equipe de São Paulo avisou Karina que o Passos precisava de uma goleira sub-20. Após analisar vídeos da atleta, o clube marcou um período de testes de uma semana, que foi seguido pela aprovação. “Acredito que ela terá muito sucesso, é seu primeiro ano de sub-20, ainda vai se desenvolver. Se ela continuar com essa vontade de crescer, vejo um futuro brilhante”, enxerga Karina.

PUBLICIDADE

Já em Passos e realizando os primeiros treinamentos, Letícia comemora e ressalta algumas pessoas especiais para a sua trajetória. “Sou muito grata pela Karina e Jean (Albuquerque, também treinador do Bom Pastor) e as duas goleiras que treinavam comigo, Renatinha e Milla, que sempre me incentivaram e ajudaram, devo muito a elas. Tenho muito orgulho por ter feito parte dessa equipe, vou levar todos os aprendizados para a vida. Agradeço também minha mãe que sempre acreditou em mim e, mesmo com a distância, nunca me deixou desistir. É tudo por ela”.

Mesmo ainda tão jovem, a atleta pensa grande. “Tenho o sonho de toda menina, de quem sabe um dia ser convocada pra representar a Seleção Brasileira”, mira.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile