Ícone do site Tribuna de Minas

Albert Sabin e Leo Santana firmam parceria para fortalecer o futsal de JF

esp Albert Sabin Leo Santana foto Bruno Kaehler destacada
esp Albert Sabin Leo Santana foto Bruno Kaehler2
Leo Santana autografa camisa da Seleção Brasileira doada ao projeto (Foto: Bruno Kaehler)
PUBLICIDADE

Uma coletiva de imprensa no Hospital Albert Sabin oficializou, na tarde desta quinta-feira (4), parceria entre o Instituto Albert Sabin (IAS), representado pelo presidente Célio Chagas, e o jogador de futsal juiz-forano Leo Santana, ex-Barcelona e que acumula atuações com a camisa da Seleção Brasileira. O atleta foi escolhido como o novo embaixador social do projeto Segue o Jogo, que irá buscar o fortalecimento da base juiz-forana no futsal masculino e feminino e, no futuro, a criação de uma equipe profissional que represente o município.

Nesta quinta, o encontro selou a assinatura do termo de parceria e colaboração do projeto por parte do atleta local e do diretor-presidente do hospital. Segundo Chagas, a principal intenção da iniciativa envolve oportunizar jovens a seguirem no futsal, como ocorreu com Leo Santana. “O que queremos, ao final de tudo, é que Juiz de Fora tenha produção, formação de atletas já a nível profissional que possa disputar campeonatos maiores e, aí, a cidade passa a frequentar o cenário alto e intercambiar, negociar atletas, comprar, para, quem sabe, um dia estar disputando em nível brasileiro e até continental as principais competições de futebol (futsal)”, reitera presidente do IAS.

PUBLICIDADE

Para Leo Santana, a assinatura do contrato representa “a realização de um sonho. Há muito tempo comecei a pensar neste objetivo porque vim de um projeto social. O esporte me transformou no homem que sou. O futsal me deu muitas alegrias, uma família. Estou no meu melhor momento e com o material humano que Juiz de Fora tem, pode e deve produzir jogadores na mesma situação que a minha”, ressalta o atleta.

PUBLICIDADE

O processo

O projeto será dividido, inicialmente, em quatro etapas. A primeira, iniciada de forma imediata, consiste no mapeamento de praças esportivas da cidade. “Pretendemos fazer um levantamento bairro a bairro que tenha instituição com ambiente de prática de futsal – pode ser escola, liga, clube -,  e ir às instâncias que podem me dar esse mapa. Obviamente começaremos pela Prefeitura, pedindo, dentro do município, se podem nos informar o que já existe, qual a capacidade instalada das praças esportivas. Se tiverem essa relação já é um bom ponto de partida. Em um segundo momento tem as ações nos bairros, que podem ter algum local não cadastrado. Uma visitação in loco é muito importante. Feito isto, vêm os convites. O chamamento é universal e o desenvolvimento precisa ter inteligência”, elucida Chagas, que projeta período de até três semanas para concluir o mapeamento.

Feito o diagnóstico, com o mapeamento e as propostas, os torneios poderão ser criados a depender do número de equipes parceiras do projeto. A ideia é que a partir do primeiro semestre de 2020 as competições comecem. A última fase é a criação, a partir dos atletas selecionados nestas equipes, de um time profissional. Paralelamente ao andamento, para que as ideias se tornem viáveis na prática, os envolvidos com o projeto irão buscar parceiros dos setores público e privado em busca de sustentabilidade. “Essa necessidade é gigantesca, porque para por tudo rodando não basta um empresário só para financiar. São muitas empresas, pessoas físicas, esse dinheiro também pode vir das leis de incentivo”, explica Chagas.

PUBLICIDADE
Leo Santana e Célio Chagas exibem camisa canarinha no encontro que firmou parceria (Foto: Bruno Kaehler)

Os envolvidos

O Instituto Albert Sabin foi criado no final de 2018 com o objetivo de coordenar ações de responsabilidade social em Juiz de Fora e na região por meio da prática esportiva, além da promoção da saúde, educação e cultura, por exemplo. A ideia inicial é que crianças e adolescentes sejam beneficiados com as iniciativas do IAS.

Novo embaixador do projeto, Leo Santana, 31 anos, iniciou trajetória no futsal em Juiz de Fora, com passagens por equipes como o Sport Club, São Bernardo e AABB. Jogador do Barcelona nas duas últimas temporadas, ele conquistou, em 2018/2019, a Tríplice Coroa com os títulos Espanhol, da Copa do Rei e da Copa da Espanha. O vínculo do ala/fixo com o clube catalão terminou e o atleta seguirá sua carreira em uma nova equipe ainda não confirmada. O juiz-forano ainda foi campeão do Grand Prix Internacional em fevereiro deste ano com a camisa da Seleção Brasileira.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile