Ícone do site Tribuna de Minas

Fim de semana terá natureza, técnica e aventura sob o céu de Ibitipoca

mountain bike destacada
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Três dias em cerca de 200km emoldurados pela beleza natural de um dos principais pontos turísticos da Zona da Mata mineira. Mais de 300 ciclistas, com multicampeões nacionais e atleta olímpico, além de corredores de toda a região. O distrito de Conceição do Ibitipoca (MG) reúne entre esta sexta-feira (4) e domingo (6) uma das maiores competições de mountain bike (MTB) do país. A primeira edição do Brasil Challenge Internacional acontece com maratona de três dias que conta pontos para o ranking mundial (UCI), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). Há ainda, no domingo, a prova de Marathon XCP (cross country ponto a ponto), com aventura de 57km, que poderá ser feita inclusive com bicicletas elétricas e irá receber atletas não filiados. Além disso, terá também corrida a pé na montanha, em parceria com a VidAtiva Consultoria Esportiva, com percursos de 3km e 10km e prova infantil.

O evento principal, de maratona de MTB, contempla três etapas, uma por dia. O vencedor será o atleta que somar o menor tempo após a conclusão das três provas. Segundo o organizador Felipe Mamão, da Bike Light, o primeiro dia será o mais difícil. “Serão 56km e bastante trilhas em quase 2.500m de elevação. No segundo, teremos 80km com 2.600m de elevação acumulados e, no último dia, com um percurso um pouco mais tranquilo, os atletas terão 56km com 1.460m de elevação. Posso garantir que será uma novidade para todo mundo correr três dias, em uma experiência inspiradora e certamente um grande desafio.”

PUBLICIDADE

Atletas de vasta experiência de todo o país são esperados, com um inscrito até da Suíça. A organização confirmou a inscrição do representante do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e top 5 no ranking mundial da UCI em 2017, Henrique Avancini, além da bicampeã nacional de Mountain Bike Marathon (2015 e 2017), Viviane Favery.

PUBLICIDADE

O multicampeão local Robson Aloísio, 46 anos, é outro confirmado na prova. Com 30 anos dedicados ao MTB, Robinho é treinador pós graduado em Treinamento Desportivo, além de hexacampeão brasileiro XCO (cross country olímpico) e vencedor de eventos como o Atacama Challenge, ultramaratona de três dias sobre a bike, além de provas na própria Ibitipoca.

“O local é incrível, com trilhas infindáveis, uma altimetria absurda, terreno sedimentar e natureza intacta. São experiências sempre desafiadoras e exigem o máximo dos pilotos. Já competi outras provas de dias seguidos, o que sem dúvidas é algo atípico ao Mountain Bike Olímpico, que é a vitrine do esporte. A Ultramaratona de MTB tem a conotação de superação, e o competidor deve saber poupar e consertar, se necessário, seu equipamento. A alimentação e hidratação durante a prova, bem como o ritmo a ser imposto, também são cruciais na performance final”, analisa Robinho.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação

‘Um lugar de alto nível’

Certo é que todos os competidores irão se deparar com diferentes dificuldades em cada prova do Brasil Challenge. Especialista nos terrenos da região, o responsável pela agência Sauá Turismo, Gabriel Fortes, que também é ciclista, está acostumado a comandar eventos em Ibitipoca e compartilhou parte de seu conhecimento ao projetar o que os competidores irão encontrar.

“É um lugar de alto nível. O Henrique Avancini, por exemplo, atleta olímpico, pedala aqui. Na agência fazemos várias provas na região e conseguimos trabalhar em trilhas de vários níveis. Há uma altimetria muito alta, além do elevado nível técnico, em que podem intercalar descidas de cascalho, single track, que são as trilhas únicas, trilhas de cavalo. Você acaba pegando muitas estradas rurais, de terra, fazendas. É um prato cheio para os ciclistas, que normalmente já estão preparados para estas situações até com bikes específicas para a prova”, relata Gabriel.

PUBLICIDADE

Programação
Largada e chegada de todas as provas do evento irão ocorrer no Hotel Alpha Ville Chalés, em Ibitipoca. As disputas começam às 9h na sexta, no sábado e no domingo. Os atletas inscritos na etapa de Marathon XCP, para não filiados, devem tirar os kits no sábado, das 9h até as 17h, e no domingo, entre 8h e 9h. A largada destas categorias será às 9h30. No trail run, os atletas precisam se concentrar trinta minutos antes da largada, marcada para as 9h30.

Durante a entrega de kits, a organização estará recolhendo produtos de limpeza e utensílios básicos para serem doados à Santa Casa de Lima Duarte (MG), como papel higiênico, toalha de papel, esponja de aço, copo descartável e pano de chão.

Sair da versão mobile