Mostrando que não vai desistir fácil da luta pela classificação para os playoffs da Superliga Masculina de Vôlei 2014/2015, o time da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) venceu nesta quarta (4) o badalado Funvic/Taubaté, do ponteiro Dante, do central Sidão e do oposto Lorena, de virada, por 3 sets a 1 (21/25, 25/21, 30/28 e 25/17), no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). No fim de semana a equipe local já volta à quadra, sábado (7), para enfrentar o São José dos Campos, no interior de São Paulo, às 19h, na antepenúltima rodada da primeira fase do torneio.
A torcida atendeu ao chamado e aproveitou a promoção de ingressos para encher o Ginásio da Faefid, mas o começo de jogo da equipe local não empolgou a galera. A UFJF oscilou muito e, apesar de ter reagido no fim, acabou perdendo por 25 a 21. Começando melhor o segundo set, a Federal deu mais trabalho para o Taubaté. Desta vez a vantagem no primeiro tempo técnico era mínima para os paulistas. Trocando ataques, os locais se mantiveram no jogo até conseguir a virada e fazer 15 a 13 em boa sequência do oposto Bergamo no saque. Com os juiz-foranos na frente, a pressão foi para o lado dos visitantes, que passaram a forçar mais os ataques e cometer erros. Mesmo assim o Funvic não desistiu, encostou, mas não conseguiu segurar os donos da casa que, empurrados pelas arquibancadas, devolveram o 25 a 21.
Na pressão
O equilíbrio marcou o início do terceiro set, e o primeiro tempo técnico teve vantagem dos paulistas por apenas 1 ponto. Mas na segunda parada foi a vez de os juiz-foranos liderarem pela vantagem mínima. Tenso, o jogo seguiu igual com muitos erros de saque de parte a parte. Pegando no pé do oposto adversário Lorena após ele cometer erros no serviço e ser bloqueado pelo ponteiro Serginho, a torcida local fazia sua parte, tirando os jogadores do Taubaté do sério. A reta final da parcial foi de pura emoção, com os torcedores jogando junto com a Federal. Assim, o Funvic não conseguiu resistir apesar de ter lutado e, depois de cinco chances, a equipe da casa fechou em 30 a 28.
O início do quarto set teve uma sequência de 3 pontos seguidos da Federal, mantendo o embalo do anterior. Jogando com segurança e sem se abalar com a tentativa de reação dos paulistas, os donos da casa fizeram 8 a 3 na primeira parada técnica. Voltando a fazer o bloqueio funcionar, o Funvic tentou não deixar os locais escaparem. Mas mantendo a pressão com os ataques e contra-ataques de Serginho e contando com a ajuda do torcedor, a UFJF fez 16 a 12. Na reta final do set, os jogadores do Taubaté foram apenas meros espectadores privilegiados do show proporcionado pelos juiz-foranos, que fecharam em tranquilos 25 a 17.