Foi com inchaço no pé e a uma temperatura de -1 grau que Samuel de Amorim completou os 246 quilômetros da International Historic Ultra-Distance Race, competição mais conhecida do mundo na modalidade Spartathlon – em que os atletas tentam reproduzir os passos do soldado ateniense Fidípides. O juiz-forano foi um dos dez integrantes brasileiros na disputa e conseguiu atravessar a distância entre Atenas a Esparta em 35h 11min, menos que o tempo limite da prova, de 36h. O evento aconteceu no último sábado (30). Ao todo, participaram 378 atletas de 65 países.
Na visão do atleta, disputar a competição é o sonho de todos os ultramaratonistas, devido ao intenso esforço exigido, que os desafiam. “Considero que poder concluir a prova dentro do tempo previsto pela organização é ‘zerar o game’. Teve muita variação térmica, de dia estava muito calor e na subida da montanha, no quilômetro 160, chegou a -1ºC. Além disso, várias subidas e descidas que vão desgastando muito nossa musculatura”, conta.
Nesta terça-feira (3), houve uma cerimônia de premiação para todos os atletas que terminaram a prova. Lá, estiveram presentes alguns ídolos de Samuel. “É uma experiência incrível poder correr ao lado de atletas estrangeiros de cada canto do mundo e que você se inspira”, comemora o juiz-forano.
Concluído os 246 km, Samuel descansará até o final do ano, sem participar de outras competições, por causa do desgaste que teve. Ele pretende realizar um trabalho de recuperação e fortalecimento muscular para ano que vem buscar novos desafios.