Três ginastas de Juiz de Fora conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica, realizado em Aracaju, entre a última quarta e domingo (1°). Alice Giovanoni e Pedro Chinellato, da categoria infanto-juvenil e João Gabriel Fraga, do juvenil, foram campeões nas provas de tumbling – modalidade na qual o atleta executa quatro passadas com oito elementos acrobáticos em cada, em uma pista de 26 metros. Todos os atletas representam o Colégio Academia e são treinados pelo professor Wanderson Zambelli, que comemorou os resultados.
“Não poderia ter sido melhor. Um ouro no tumbling já é difícil, porque exige muita preparação física e mental, imagina três. Mas quando o trabalho em conjunto do treinador e do ginasta dá certo, é isso que acontece. Valeu a pena todo o sacrifício dos treinos”, vibra o técnico.
Ainda conforme Zambelli, um trabalho mental é realizado com os atletas a cada dia de treino para que eles cheguem preparados com a carga emocional existente em competições desse nível. “Eles têm muitas atividades além do compromisso com a escola. Para manterem o foco no treinos, nós treinadores temos que usar todos os recursos acumulados há anos. Às vezes, viro adolescente com eles nas redes sociais, apesar da rigidez que envolvem os treinamentos”, diz.
Mineiro uma semana antes
Entre os últimos dias 22 a 24, os três atletas participaram do Campeonato Mineiro, em Ouro Branco. Na oportunidade, Alice e João Gabriel foram prata no tumbling e Pedro ouro no tumbling e bronze no duplo mini trampolim.
Também comandados por Zambelli, ginastas do Clube Bom Pastor conquistaram medalhas no estadual. No tumbling, Rayra dos Santos foi prata no pré-infantil; já no infantil, ouro para João Victor Araújo, Ana Júlia Pires e Mariah Oliveira, além de prata para Lara Rwettore.
Na disputa de trampolim, Yasmin Gonçalves, do juvenil, foi ouro – além de ter conquistado prata no tumbling – e Ana Júlia Pires ficou com a segunda colocação. Também participaram do campeonato as ginastas de Juiz de Fora Giovana Almeida, Júlia Almeida e Sophia Sicard.