O navegador juiz-forano Matheus Mazzei e o piloto Rodrigo Varela competiram, do dia 23 a 31 de agosto, no Rally dos Sertões, e terminaram em 69º na categoria UTV da prova mais importante das Américas da modalidade. A dupla concluiu o percurso em 30h52min26s, mas sofreu uma punição por não concluir uma das etapas e teve 7h30 acrescido ao tempo final, que foi de 38h22min26s09.
A primeira etapa do Rally dos Sertões não foi realizada por um problema em uma ponte na estrada. Na segunda, Mazzei e Varela terminaram na liderança, com o tempo de 6h13min16s08, e, na terceira, o UTV furou o pneu, e a dupla concluiu o trecho que vai de Santa Maria da Vitória (BA) a Luís Eduardo Magalhães (BA) na quinta posição, com a parcial de 4h46min20s77.
Na quarta etapa, dentro da cidade de Luís Eduardo Magalhães, o UTV de Matheus acabou saindo da pista em uma curva na primeira parcial e bateu em uma árvore e em uma pedra. A dupla não teve ferimentos, mas o UTV foi danificado e, com isso, não concluiu o percurso. “Não conseguimos sair lá do mato, não tinha como arrumar e tivemos que acionar a nossa equipe de apoio”, explica Mazzei.
Por conta do acidente, a dupla, que não conseguiu contabilizar tempo na primeira parcial, ainda recebeu a punição máxima de 7h30, atribuída a quem não completa o percurso da etapa.
Com os reparos feitos no UTV, Matheus e Rodrigo terminaram a quinta etapa do Rally dos Sertões na liderança, com o tempo de 2h58min55s57. Na sexta, o parafuso de uma barra do UTV acabou soltando em virtude do acidente, o que prejudicou o desempenho da dupla na prova, que terminou na 57ª posição, com o tempo de 3h37min04s11.
Sofrendo com problemas mecânicos, Matheus e Rodrigo chegaram para as duas últimas etapas com uma diferença muito grande a ser revertida. Na sétima, a dupla terminou em quinto, com o tempo de 4h45min44s65. Na oitava, que finalizou o Rally dos Sertões, Mazzei e Varela ficaram na segunda posição, ao percorrer o trajeto de Formosa (GO) a Brasília em 1h31min04s91.
Apesar de terminar em 69º, Matheus valoriza mais uma participação no Rally dos Sertões. “Foi um Rally muito interessante, deu pra aprender muito. Os Sertões mostrando sempre sua cara, um Rally muito duro. São oito dias de prova com muitos terrenos, muita poeira, um lugar muito seco que, além de ser difícil correr num local desse, por conta da poeira, é muito difícil também para a gente como competidor, respirando essa poeira todos esses dias”, avalia.
Matheus também valoriza a resiliência da dupla frente aos problemas que aconteceram durante a prova. “Foi interessante saber do nosso favoritismo numa prova tão grande, saber o quanto a nossa dupla é forte e é conhecida pelo favoritismo. Mas infelizmente o esporte é isso, não depende só do sucesso, de vez em quando acontece também esses acidentes, mas estamos preparados para a próxima”, afirma Mazzei.