Ícone do site Tribuna de Minas

Ex-jogador do Tupynambás faz preparação de craques europeus

julerson1 by reproducao instagram
Julerson trabalha com jogadores como Bruno Fernandes, Cancelo, Rafael Leão e Rice (Foto: Reprodução/Instagram)
PUBLICIDADE

O mundo do futebol, mesmo que de uma maneira restrita, é um meio de mudança de vida, de modo que muitos jovens apostam nesse caminho para conseguir viver do sonho. Julerson Dias é um deles. Natural de Santa Rita do Sapucaí, Julerson se mudou para Santos Dumont com apenas um ano de idade e depois veio para Juiz de Fora para tentar seguir carreira no futebol. Na cidade, atuou na base do Tupynambás em 2015, antes de receber uma proposta de Portugal, onde sua vida e sua carreira tomaram rumos diferentes do planejado: atualmente, Julerson trabalha na preparação de jogadores de futebol reconhecidos mundialmente.

Na Europa há sete anos, Julerson acumulou passagens por times de Portugal e Suécia, mas sem atingir grande destaque nas principais divisões. Sua equipe mais recente foi o Glacis United, de Gibraltar. Nele, Dias decidiu encerrar a sua carreira como jogador de futebol após cumprir uma promessa feita ao avô. “Ele falou que quando eu chegasse numa primeira divisão, ele ia vir me ver. Infelizmente, eu demorei um pouquinho (para jogar em uma primeira divisão) e ele faleceu antes. Mas independente do lugar que ele estiver, ele está comigo. E depois que eu realizei isso, acho que Deus começou a preparar outras coisas pra mim”, explica.

PUBLICIDADE

Trabalho diferenciado

Ainda como jogador, Julerson participou da capacitação de treinadores da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) e, a partir disso, passou a conciliar a carreira de jogador com treinos particulares a atletas. Assim, juntamente com seu amigo, Christian Witkowski, o mineiro fundou a Apex Football Performance

PUBLICIDADE

O brasileiro entende que a sua didática é diferente dos treinamentos que a maioria dos jogadores realizam para manter a forma física fora do clube. “A maioria dos jogadores que estão de férias só corre para manter o preparo. O trabalho que a gente faz é um pouco diferenciado. Mesmo que os atletas estejam de férias, eles querem trabalhar com bola, mas não fazendo a mesma coisa que nos treinamentos dos clubes. A gente trabalha de acordo com a posição do jogador, fundamentos específicos. Nosso tipo de trabalho é voltado para isso, então os jogadores acabam gostando porque é algo novo”, relata Dias.

Filho de Cristiano Ronaldo com o ex-jogador do Baeta (Foto: Reprodução/Instagram)

Contato com estrelas do futebol mundial

Com a metodologia diferenciada, o trabalho de Julerson começou a chamar atenção dos jogadores de futebol. Dias, que passou boa parte de sua carreira como jogador em Portugal, conseguiu uma parceria com o Portimonense, clube da região do Algarve que defendeu na temporada 2021/22, para desenvolver seu trabalho com os jogadores da equipe. Em seguida, o brasileiro passou a trabalhar com jogadores de maior renome no cenário português, como o zagueiro David Carmo, do Porto. Os treinamentos com o defensor chamaram atenção e foram noticiados pelo jornal “O Jogo”.

PUBLICIDADE

A partir disso, Julerson e a Apex passaram a lidar com atletas que ocupam as primeiras prateleiras do futebol mundial. “Depois que saiu essa reportagem, muita coisa foi acontecendo. Mário Santos, que na minha opinião é o melhor preparador físico de Portugal, veio para Algarve com alguns jogadores do Porto, juntamente com o Diogo Dalot, do Manchester United (da Inglaterra). Ele fez um trabalho de nove dias e convidou a gente para participar”.

A partir do contato com Dalot, lateral-direito da seleção de Portugal e do Manchester United, Julerson passou a ter acesso a outros jogadores, como Bruno Fernandes, do Manchester United e Rafael Leão, do Milan, da Itália, além do lateral-esquerdo João Cancelo, do Barcelona, da Espanha, todos companheiros de Dalot na seleção portuguesa. “Imagina, no mesmo dia trabalhar com 64 jogadores que valem mais de meio bilhão de euros num campo. É uma coisa surreal de se pensar. Atletas supertalentosos e pra gente foi um prazer trabalhar com jogadores desse nível”, descreve Dias. Além dos citados, o brasileiro também trabalhou com os ingleses Harry Maguire, zagueiro do Manchester United, e o meia Declan Rice, do Arsenal, também da Inglaterra.

PUBLICIDADE

Mesmo já inserido no contexto dos principais jogadores do futebol mundial, as portas para Julerson seguiram se abrindo. Após o trabalho realizado com Rafael Leão, o mineiro foi reconhecido por Cristiano Ronaldo Jr., filho mais velho do craque português Cristiano Ronaldo. O brasileiro também teve a oportunidade de trabalhar com o jovem, que se destaca nas categorias de base do Al-Nassr, da Arábia Saudita, mesmo clube de seu pai. “Em um desses treinos, encontramos o filho do Cristiano Ronaldo e ele reconheceu a gente. ‘Vocês são treinadores do (Rafael) Leão?’. A partir disso, ele fez por volta de dez sessões de treinamentos conosco”, conta.

Futuro como treinador

Julerson e a Apex estão em franco crescimento no cenário dos principais atletas do futebol mundial. Apesar disso, o brasileiro não descarta se tornar um técnico, já que tem a qualificação necessária para tal. Porém, no momento atual, isso é um plano ainda distante. “Não é o que eu quero agora porque quero continuar a ajudar o máximo de atletas possível a chegar no ápice deles, e o impacto que posso causar pode ser maior do que sendo treinador”, analisa Dias.

Sair da versão mobile