O sorteio realizado pela Conmebol nesta segunda-feira (3) em sua sede – em Luque, no Paraguai – definiu os cruzamentos do mata-mata tanto da Copa Libertadores como da Sul-Americana. A primeira já conta com duelo brasileiro confirmado nas oitavas, entre Palmeiras e Botafogo. Já a Sula depende dos resultados da repescagem.
Na Libertadores, além de Palmeiras e Botafogo, Flamengo e São Paulo também fazem parte da chave, o que pode levar a um cruzamento antes da final. O Grêmio, a depender dos resultados dos jogos atrasados devido à tragédia no Rio Grande do Sul (RS), também pode entrar no mesmo lado. A outra chave tem o Fluminense, o Atlético Mineiro e, possivelmente, o tricolor gaúcho.
Enquanto isso, na Sul-Americana, Corinthians, Fortaleza e Cruzeiro avançaram direto às oitavas de final, enquanto Athletico-PR, Cuiabá e Red Bull Bragantino foram vice-líderes nas chaves e ainda precisam encarar a repescagem. O próprio Grêmio e seu rival Internacional, também com jogos atrasados, podem chegar à fase.
As datas-base para as partidas de repescagem da Sul-Americana são 17 e 24 de julho, enquanto as das oitavas de final da competição e da Libertadores são 14 e 21 de agosto.
Jogos da Libertadores
San Lorenzo (ARG) x Atlético Mineiro
2º grupo C x Fluminense
Talleres (ARG) x River Plate (ARG)
Colo Colo (CHI) x Junior Barranquilla (COL)
Nacional (URU) x São Paulo
Botafogo x Palmeiras
1º grupo C x Peñarol (URU)
Bolívar (BOL) x Flamengo
Jogos da Sul-Americana
Fortaleza x REPESCAGEM
Corinthians x REPESCAGEM
Belgrano (ARG) x REPESCAGEM
Racing (ARG) x REPESCAGEM
Sportivo Ameliano (PAR) x REPESCAGEM
Cruzeiro x REPESCAGEM
Independiente Medellín (COL) x REPESCAGEM
Lanús (ARG) x REPESCAGEM
Como funciona a repescagem
A repescagem da Sul-Americana funciona da seguinte forma: o melhor segundo colocado da Sul-Americana enfrenta o pior terceiro colocado da Libertadores, e assim por diante. No momento, apenas dois confrontos estão definidos: Red Bull Bragantino x Barcelona de Guayaquil (EQU) – vencedor enfrenta o Corinthians – e Athletico-PR x Cerro Porteño (PAR) – vencedor enfrenta o Belgrano.
Os demais jogos aguardam a definição do grupo do Inter na Sul-Americana e do Grêmio na Libertadores. As partidas dos times gaúchos foram adiadas pela Conmebol por causa das inundações no Rio Grande do Sul, e os clubes brasileiros ficaram com dois embates a menos. Os duelos restantes foram remarcados para 4 e 8 de junho.