Ícone do site Tribuna de Minas

Com direito a convite de Marta, UFJF terá telão para estreia da Seleção na Copa

esp selecao feminina
PUBLICIDADE

A Praça Cívica da UFJF irá transmitir em telão, neste domingo (9), a estreia da Seleção Brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo, às 9h30, em duelo contra a Jamaica. A iniciativa partiu do Coletivo Maria Maria em parceria com o DCE da instituição de ensino com o objetivo de valorizar o futebol feminino e as mulheres ao aproveitar ação que foi sucesso na Copa do Mundo masculina, no ano passado. A iniciativa chegou, inclusive, a referências do esporte como Marta, seis vezes melhor jogadora do mundo, e Rosana, atleta que também fez história pela amarelinha, que divulgaram vídeo convidando o comparecimento dos juiz-foranos à Federal.

PUBLICIDADE

Integrante do Coletivo Maria Maria, Laiz Perrut conta que “foi feita uma parceria com o DCE da UFJF e levamos a proposta para a reitoria. O reitor nos atendeu prontamente, entendendo que é muito importante divulgar o futebol feminino, assim como fizeram com o masculino na Copa. Começamos os preparativos há alguns meses.”

PUBLICIDADE

Também participante do movimento feminista, Mônica Cury destaca que a ideia é elevar a visibilidade do futebol feminino. Após o jogo, ainda será proposta uma roda de conversa sobre mulheres com foco no futebol. “Queremos reunir a comunidade acadêmica. Acreditamos que irá dar mais destaque para o futebol feminino, e sabemos como é difícil um espaço desse na mídia. Muita gente não sabe, mas o Brasil concorre para ser o país sede da Copa do Mundo feminina de 2023. Tudo o que fazemos agora pode resultar em um final feliz, e a repercussão seria ainda maior, o que é muito importante. O primeiro jogo do Brasil irá passar na Globo com narração do Galvão Bueno. É muito emblemático”, salienta.

Com o apoio de nomes como Marta e Rosana, o evento ganhou ainda mais peso. O vídeo com a jogadora mais vezes eleita a melhor do mundo, divulgado nesta segunda-feira (3), ultrapassou as mil visualizações em pouco mais de quatro horas de publicação. Para que a ação chegasse até as atletas foi necessário trabalho em grupo.

PUBLICIDADE

“Para divulgar essa iniciativa entrei em contato com algumas amigas que jogam bola comigo há tempos, que ultrapassam dificuldades, preconceito há muito tempo com o futebol. Todas acharam bacana a iniciativa. Uma delas, que chegou até a jogar na Seleção sub-20, a Ludimila (Fonseca), conseguiu um vídeo com a Rosana, ex-Seleção, convidando todos. E nessa segunda a Ludimila veio com esse vídeo (da Marta e outras jogadoras)”, conta Cury.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile