O Villa Real anunciou, nesta quarta-feira (3), que Allan Taxista e Marcilene Venâncio não são mais presidente e vice do clube, respectivamente. Eles dão lugar ao mandatário Ramon Guerra da Cunha e ao vice Eduardo Gomes Dancuart. Antes disso, na terça-feira (2), o time já havia divulgado que não representa mais Juiz de Fora, e agora pertence a Machado, no Sul de Minas, onde terá sua sede.
A Tribuna questionou o ex-clube de Juiz de Fora sobre como a decisão da troca de diretoria foi realizada – se houve participação dos associados no processo, bem como se existe um Conselho Deliberativo no clube que tenha esta incumbência. Entretanto, a resposta da assessoria foi que “tudo foi feito de acordo com o estatuto do clube”, sem entrar em mais detalhes sobre a previsão estatutária. A agremiação também não respondeu se a primeira diretoria – que fundou o clube – teve um retorno do investimento inicial, com criação de CNPJ e filiação à Federação Mineira de Futebol (FMF), por exemplo.
No seu comunicado, o Villa Real ainda diz que “em Juiz de Fora não existe um núcleo oficial (do time) e não possui (agora) nenhum representante na cidade, assim como nenhuma categoria de base”. A justificativa para a troca de sede, de acordo com o ex-presidente Allan Taxista, aconteceu “devido às dificuldades financeiras enfrentadas em Juiz de Fora. A nova diretoria encontrou o apoio necessário para continuar o projeto em Machado, que fornece todo o suporte para que a águia voe”.
Em relação ao auxílio financeiro concedido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em 2023, o Villa Real afirma que utilizou o valor na disputa do Campeonato Mineiro Segunda Divisão 2023. Já sobre a sede, localizada no Bairro Bandeirantes, o clube diz que “não responde mais pelo aluguel das instalações utilizadas”. A Tribuna entrou em contato com a PJF para que a Secretaria de Esporte se posicione sobre o assunto e aguarda resposta.
Villa Real: três anos de história em JF
Fundado no final de 2021, o Villa Real tinha o propósito de valorizar os atletas de Juiz de Fora e mostrar que o futebol na cidade é possível, conforme diversas entrevistas do ex-presidente Allan Taxista. O clube chegou às quartas de final da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2022, na sua primeira participação. Já no ano passado, a equipe caiu na fase de grupos.
Neste ano, o time está disputando o Módulo II do Campeonato Mineiro sub-20. Já no segundo semestre, participará da Segunda Divisão estadual profissional, mas, agora, já como time machadense.