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Muita maluquice ladeira abaixo

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Até alguns anos atrás, quando a vida moderna ainda não havia levado para dentro da maioria das casas videogames e afins, uma das principais brincadeiras das crianças era desafiar ladeiras a bordo de um carrinho de rolimã. Os anos se passaram, os automóveis foram limitando o espaço no qual antes as crianças se aventuravam ao ar livre e tornou-se perigoso demais em um dia comum descer destemidamente os morros das cidades.

Mas, a imaginação daquelas crianças não morreu e, em 2000, um grupo de amigos de Bruxelas, na Bélgica, criou uma competição que trazia de volta o espírito dos carrinhos improvisados no quintal de casa que desciam ladeiras: nascia a Red Bull Soapbox Race. Uma prova – só para maiores de 18 anos – na qual equipes de até quatro integrantes produzem carros sem motores, que podem ter um ou dois passageiros, para voar ladeira abaixo, sempre com muito estilo e espírito de diversão.

Hoje, Belo Horizonte recebe a quarta prova no Brasil da chamada "corrida mais louca do mundo" – Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), em 2008, além de Balneário Camboriú (SC) este ano, já receberam a disputa. E uma equipe de Juiz de Fora, além de um local que faz parte de outro time, vão participar dessa festa.

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Para a turma de amigos formada pelo designer gráfico André Gomes, 38 anos, a publicitária Viviane Massena, 30, a atendente publicitária Marília de Carvalho, 24 (todos colegas de trabalho em uma agência de publicidade), e o administrador de empresas Eduardo Filgueiras, 29, namorado de Marília, a competição começou muito antes de eles alinharem para descer os 400m de ladeira na área da Praça do Papa, hoje, a partir das 10h30 de hoje. "Recebemos na agência uma visita do pessoal da Red Bull, propondo que apresentássemos um carro, formaram-se oito grupos lá, e o nosso foi o escolhido para participar da seleção geral. Soubemos que foram enviados mais de 1.300 projetos dos estados que estavam participando (Minas Gerais, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins). Nem acreditamos quando vimos que nosso carro havia sido um dos 50 escolhidos", conta André.

Apostando na lembrança da história de um personagem do inconsciente coletivo, eles criaram o veículo "Ricardão te dá asas". Além disso, o quarteto elaborou uma cama conjugada com armário para servir de carro e uma performance curiosa para antes da largada. Afinal de contas, na Red Bull Soapbox, as equipes são julgadas não só pela velocidade com que descem o percurso, mas também pela originalidade do carro e da apresentação no momento de despencar ladeira abaixo. "A Marília é a Amélia, que finge ser santa, mas tem um caso com o Ricardão, o Eduardo. O André é o marido traído, que sai e deixa a mulher em casa, mas tem um caso com a empregada, que sou eu", explica Viviane.

De olho nos primeiros lugares, o quarteto de Juiz de Fora se esforçou na preparação do carro. "Levamos cerca de uma semana para montar a estrutura e decorar. É tudo metálico, com rodas de bicicleta de cross, mais resistentes. A direção será no estilo do rolimã, com os pés, e os freios de bicicleta acionados com manetes escondidas em baixo da colcha. Tudo foi testado, vistoriado pelo pessoal da organização e está funcionando bem", diz Eduardo, que vai descer na parte de trás – o armário – do veículo. A pilotagem estará a cargo de Marília, que quer ver do que o carro é capaz. "Claro que fizemos mais pela diversão. Mas, quero descer a ladeira o mais rápido possível. Fomos bem nos testes, agora vai ser para valer."

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Premiação

Os incentivos para vencer a prova são bons. Além dos prêmios como energéticos e outros brindes da organização para os primeiros colocados, o time vencedor vai com tudo pago para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em novembro. Os segundos colocados irão para uma etapa da Stock Car, com direito a volta em um dos carros, e os terceiros ganham uma sessão de corrida em uma pista de kart. Além disso, quem descer a ladeira mais rápido também vai à Stock Car e andará em um de seus bólidos.

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Amy no caixão

Outro local na prova – na verdade, meio juiz-forano e meio brasiliense, como ele mesmo se define -, o redator publicitário Thum Thompson, de 27 anos, estará em um time formado por uma agência de Taguatinga do Norte, no Distrito Federal. Além dele, que vai pilotar o carro, estão na equipe os publicitários Thais Madureira, 21, Eduardo dos Reis, 26, e Daniel Silva, 36.

 

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A escolha do tema do carro foi uma homenagem póstuma. "O projeto escolhido foi o ‘Amy Back to Black’, que depois mudamos para ‘Amy Zumbi’. A ideia desse carro veio do falecimento da cantora e porque somos fãs da música dela. A intenção é trazer a Amy Winehouse de volta à vida para seu último show na Red Bull Soapbox Race", explica Thompson.

 

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Piloto do bólido, o publicitário que deixou Juiz de Fora no ano passado depois de 12 anos na cidade vai se transformar para a prova, e algumas coincidências um pouco bizarras estão acontecendo. "Eu que vou me transformar em Amy Zumbi. Além disso, tenho 27 anos – que é a mesma idade com que a Amy morreu – e vou descer uma ladeira insana já dentro de um caixão. Quer dizer…", brinca o competidor.

 

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