Rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Tombense iniciou a montagem do elenco para a temporada de 2024 apostando em renovações de atletas da defesa. O clube anunciou, pelas redes sociais, a manutenção de três goleiros e quatro zagueiros que jogaram pelo Carcará no ano passado. Por outro lado, o clube perdeu o meio-campista Marcelinho, que se transferiu para o Santos.
Um dos maiores ícones da história do clube, o goleiro Felipe Garcia, de 35 anos, tem a permanência assegurada em Tombos. O arqueiro entrou em campo 53 vezes apenas em 2023 pelo Tombense, totalizando 163 jogos desde que chegou à agremiação, tornando-se o recordista em jogos com a camisa do Gavião. O goleiro passou por Santos e Fluminense antes de chegar à equipe mineira e é titular desde que vestiu a camisa do Tombense, em 2019.
Ainda na posição de goleiro, o Tombense também anunciou as renovações com Jean, de 23 anos e com formação no Atlético-MG; e Paulo Vitor, de 33 anos, que tem passagens por diversos clubes do interior de Minas Gerais, incluindo o Tupi.
Já entre os zagueiros, o experiente Ednei teve a permanência assegurada para 2024. No ano passado, ele entrou em campo oito vezes com a camisa do Carcará, onde também já havia jogado em 2022. Outro nome importante para a defesa que segue para este ano é Zé Vitor, que disputou 20 jogos pelo Tombense em 2023, após passar por América-MG e Bahia.
O jovem zagueiro Wesley, de 23 anos, que jogou 24 vezes no último ano, também teve a renovação confirmada pelo Tombense, assim como o defensor Mateus Buiate, de 22 anos.
Por outro lado, um atleta que deixou o Tombense foi o meio-campista Marcelinho. Jovem de 21 anos formado nas categorias de base do Palmeiras, ele disputou 46 jogos pelo Tombense em 2023 e marcou sete gols, sendo um dos destaques da equipe mineira na Série B do Brasileirão. Ele assinou com o Santos por empréstimo de uma temporada.
O Carcará já havia anunciado o retorno do técnico Raul Cabral para 2024.