Ícone do site Tribuna de Minas

Troféu Mario Caruso de Ciclismo de Estrada deve entrar para o calendário

Cerca de 200 atletas percorreram 87km na BR-040 na manhã de domingo com apoio da PRF (Foto: Daniel Braga – Xfoto)
PUBLICIDADE

No último fim de semana, a BR-040 recebeu cerca de 400 ciclistas no 1º Passeio Ciclístico e Troféu Mario Caruso de Ciclismo de Estrada. O evento foi uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os grupos de ciclismo Clube do Pai e Amigos Speedeiros, com apoio da Concer e da ANTT. Diante do sucesso, o troféu pode voltar a acontecer no ano que vem, com o apoio da Federação Mineira de Ciclismo.

No sábado (29), cerca de 140 ciclistas largaram às 10h para o passeio de 25km. Já a corrida reuniu mais de 200 atletas, com largada às 8h no domingo (1), pelo percurso de 87km. Segundo Giulio Caruso, ciclista e um dos organizadores do evento, os dois dias superaram as expectativas. “Conseguimos fazer um passeio sem problemas e muita diversidade de participantes, havia crianças e idosos, bicicletas de estrada e mountain bike. A corrida foi surpreendente. Tínhamos planejado fazer 200 inscrições, esperando 100 atletas. Não só os 200 participaram, como outros 40 ciclistas foram atrás acompanhando a prova, sem competir.” Para ele, a experiência dos quatro organizadores como ciclistas foi o que garantiu o sucesso do evento. “Passamos a vida toda correndo no Brasil inteiro e tentamos não cometer os mesmos erros das provas que participamos.”

PUBLICIDADE

De acordo com Giulio, como consequência, a organização recebeu de representantes da Federação Mineira de Ciclismo o comunicado de que a prova passará a fazer parte do calendário anual da entidade, e a Polícia Rodoviária Federal já garantiu a segurança.

PUBLICIDADE

Premiações

O Troféu Mario Caruso de Ciclismo de Estrada contou com três premiações. “Dentro de grandes corridas no mundo, principalmente na Europa, existem camisas representativas do que o atleta faz melhor. A Meta de Montanha premia os três primeiros que tiverem melhor pontuação no final de cada serra. No Sprint, são premiados os três mais velozes da prova. E a camisa de campeão foi para o primeiro que cruzar a linha de chegada”, explica Giulio Caruso.

O líder geral masculino foi o juiz-forano Felipe Marques, 27 anos, representando a equipe RioCicleTeam. “Eu gosto muito de correr na região, principalmente em Juiz de Fora, onde familiares e amigos estão presentes, e é uma satisfação incrível ganhar”, comemora ele e comenta as características do desafio. “É uma prova de estrada, um pouco mais complicada de fazer pelo fato de ser longa, tem que fechar o trânsito por um tempo maior e é mais prestigiada para quem gosta de ciclismo de verdade, por ter subidas e descidas. Se fosse uma prova no plano, se alguém fica no meu vácuo, pode ganhar de mim no final. Em subida, ganha quem está treinado e tem mais resistência. Ano que vem a prova pretende ser ainda melhor e pode estar ainda mais disputada se valer para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo”, prevê.

PUBLICIDADE

A campeã geral no feminino foi Paula Almeida (Elite Bike Rio). Na Meta de Montanha, venceram Vavá Oliveira (Elite Bike Rio) e Viliv Velasco. Na Meta de Sprint, Giulio Caruso e Erica Abramo lideraram a prova. Por ser uma prova de promoção, não foram cronometradas as marcas dos atletas.

Sair da versão mobile