Ícone do site Tribuna de Minas

Tupi faz últimos treinos antes da estreia na ‘Terceirinha’

Tupi faz ajustes finais para estreia na Terceirinha
Trabalho realizado por Raphael prezou pela posse de bola (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Falta pouco para a estreia oficial do Tupi em 2025. O primeiro jogo da equipe será no sábado (6), às 16h, contra o Novo Esporte, em Itabirinha, válido pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a popular “Terceirinha”. Em reta final de pré-temporada, o Galo Carijó realizou, nesta segunda-feira (1º), um trabalho coletivo em campo reduzido no Estádio Salles de Oliveira, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste de Juiz de Fora.

Raphael Miranda, técnico do Tupi, avalia que a pré-temporada da equipe, realizada durante o mês de agosto, foi desgastante, mas proveitosa. “Nós estamos chegando muito confiantes para a estreia, mesmo sendo fora de casa, contra uma equipe que tem um alto investimento na Terceirinha. Mesmo assim, vamos jogar fora de casa, dar o nosso máximo e buscar um resultado positivo”, afirma o treinador.

PUBLICIDADE

Mesmo se mostrando confiante com o trabalho realizado durante a pré-temporada, Raphael pede cautela pelo fato de o elenco ter sido montado ao longo de agosto, já que alguns dos reforços ainda estavam disputando campeonatos por outras equipes. “Estão chegando atletas agora que, mesmo estando a dias da nossa estreia, estão em ritmo de competição. São jogadores que estavam competindo na Copa Paulista, em um nível alto, ou na Segunda Divisão do futebol paulista. A gente teve muito critério e muito cuidado na montagem do elenco”, pontua.

De acordo com Raphael, trazer atletas que estavam defendendo outras equipes, mesmo que eles se apresentem durante a pré-temporada, é o melhor método para formar a equipe para a Terceirinha. “Em relação aos pilares do futebol — partes técnica, física e tática — em dois desses, eles já estão preparados por estarem vindo de outra competição, e só sobra a parte tática, que são os ajustes em relação ao meu modelo de jogo, que a gente vem implementando durante a pré-temporada. Como os atletas que já estavam aqui já assimilaram bem esse modelo de jogo, quem chega se adapta nele mais fácil para estar pronto para a estreia”, explica o técnico.

Observação in loco

Raphael afirma que os adversários do Tupi na primeira fase da Terceirinha são equipes qualificadas e com investimentos. Por isso, conhecê-los nos mínimos detalhes é fundamental. “Eu e a comissão técnica iremos para Betim para acompanhar das arquibancadas o jogo entre União Luziense e Novo Esporte. Os atletas vão assistir pelo celular, pela televisão, da forma que eles acharem melhor. Depois a gente passa o material para os jogadores”, revela.

Raphael e a comissão técnica já possuem materiais dos seus adversários (Foto: Leonardo Costa)

“O Novo Esporte está investindo bastante, o Coimbra, o Inter de Minas e o Boston City estão realizando um trabalho de base muito forte. Estou coletando informações do Serranense e do União Luziense, porque esses foram mais difíceis de pegar informação. A gente está bem por dentro com relação à pré-temporada deles e a montagem de equipe que foi feita”, complementa Raphael.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile