O JF Vôlei perdeu por 3 sets a 0 para o Itambé Minas (parciais de 20×25, 22×25 e 22×25), na noite deste sábado (31), no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Com o bloqueio aguçado e o saque do oposto Samuel como diferencial, o time de Belo Horizonte não deu chances ao time da casa e conquistou a vitória no seu primeiro jogo na competição. O público presente na partida foi de 1670 torcedores.
Com o resultado, o JF Vôlei estaciona, no momento, na quarta colocação do Mineiro. A equipe somou um ponto na derrota por 3 sets a 2 para o Sada Cruzeiro, na sexta (30), também no Ginásio Municipal. Já o Minas divide a liderança com o Praia Clube, com três pontos.
“Acho que foi um bom jogo. Empatamos em parte de alguns sets, e saímos bem. Hoje faltou parte de elenco até porque ficaram o tempo todo em quadra ontem (sexta-feira), hoje de novo, e acaba que isso pesa, foram cinco sets e isso fez um pouco de diferença”, analisa o técnico do JF Vôlei, André Silva. Na noite anterior, o time da casa esteve em quadras em jogo emocionante, levado ao tie-break contra o Sada Cruzeiro.
O jogador ruivo concorda. “No jogo de hoje (sábado), o que pegou para nós acredito que foi o cansaço, porque mal conseguimos ter 24 horas de descanso. E como o André falou, a questão do elenco, de não conseguir roda muito o time e o cansaço acabam influenciando o resultado”, disse.
Escalações
O técnico André Silva escalou o JF Vôlei com a mesma formação utilizada contra o Sada Cruzeiro: os ponteiros Ruivo e Emerson, os centrais Pilan e Marcelo Falcão, o oposto Wesleen, o levantador Carlos Henrique e o líbero Caio.
Já o Minas foi escalado pelo treinador Guilherme Novaes com os ponteiros Willian e Paulo, os centrais Bertolini e Paulo, o oposto Samuel, o levantador Javad e o líbero Maique.
Primeiro set decidido no saque
O Itambé Minas começou o jogo defendendo bolas e com mais ímpeto, e logo abriu 5×8 no placar. Usando muito Ruivo pela beirada e os centrais Falcão e Pilan, o JF Vôlei conseguiu encostar: 9×10. Virando todas as bolas que tinha, o time da casa conseguiu chegar ao empate em bloqueio de Marcelo Falcão: 13×13.
Após buscar dois ataques do time de Belo Horizonte, Wesleen recebeu bola pela saída e explorou o bloqueio, colocando o JF Vôlei na frente: 16×15. Foi nesse momento que o técnico do Minas pediu tempo. Um ataque para fora de Emerson fez o Minas voltar a liderar: 16×17. Entretanto, o mesmo Emerson foi o responsável por bloquear Samuel e virar novamente: 18×17. Porém, com erros no passe, o JF Vôlei deu dos pontos para o Minas: um em invasão de Carlos Henrique e outro em erro de passe de Ruivo após saque de Samuel: 18×20, quando André pediu tempo.
Por mais duas vezes, Samuel sacou e o JF Vôlei não conseguiu o passe: 18×22, para mais uma parada de André. Frenético nesse final, o Minas concluiu com bola de meio de Renato: 20×25.
Segundo set com erros de passe do JF Vôlei
O que decidiu o primeiro set começou da mesma forma no segundo. Javad, do Minas, começou no saque e fez logo dois pontos. Porém, o JF Vôlei, após consertar a recepção e bloquear três vezes seguidas, virou para 5×2.
O ponto que fez o Ginásio Municipal vibrar foi quando Ruivo passou para Carlos Henrique, que só tirou a mão e a bola morreu na quadra do Minas: 6×2, em parada de Guilherme Novaes.
Com bom volume, o time de Juiz de Fora mantinha a diferença de dois a quatro pontos, como após bloqueio de Ruivo: 12×8. Depois disso, o Minas tomou as rédeas do jogo e encostou em bola de cheque dada por Ruivo e finalizada por Paulão: 13×12, com pedido de tempo de André.
Após Wesleen invadir a quadra do Minas, o clube visitante igualou o marcador: 14×14. Com a defesa e o bloqueio funcionando por duas vezes, o Minas virou para 18×21. Com erros de passe e ataque nessa reta final, o JF Vôlei entregou o set para o Minas, que concluiu em 22×25.
Terceiro set de equilíbrio
O terceiro set iniciou com extremo equilíbrio, com pontos lá e cá até o 6×6. No decorrer do set, a igualdade permaneceu, com os dois times tendo capricho no side-out. O Minas chegou a abrir 8×10, mas o JF Vôlei já logo virou para 13×11 em dois belos ataques de Emerson: uma largadinha e uma explorado de bloqueio, que levou o técnico do Minas a parar a partida. Em nenhum momento nem JF Vôlei e nem Minas conseguiam abrir dois pontos de vantagem, até Samuel, novamente, pontuar de saque: 17×19. A vitória foi confirmada em bloqueio de Javad sob Emerson, no set mais equilibrado: 22×25.
*sob a supervisão da editora Carolina Leonel.