O projeto de futebol da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará seletivas gratuitas para garotos de 10 a 15 anos, nascidos entre 2008 e 2012, no próximo sábado (5), no campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). As inscrições podem ser feitas através de link próprio, até às 12h de sexta-feira (4). No dia da avaliação, será exigido o “termo de responsabilidade para a prática de atividade física”, disponibilizado no formulário de inscrição. O atleta deverá estar vestido adequadamente para práticas esportivas, com camisa, short, chuteira, meião e caneleira. As competições que serão disputadas neste ano ainda serão definidas.
A primeira avaliação, para os nascidos entre 2012 e 2013, será às 8h30. Já às 9h30, é a vez dos meninos de 2011. Às 10h30, os atletas de 2010 entram em campo. Depois, às 14h, a seletiva é destinada aos jogadores de 2009. Para finalizar o dia, às 15h, os garotos nascidos em 2008 farão a seletiva. Todos os atletas devem chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência em relação ao horário de sua categoria.
O projeto de futebol da UFJF
Inaugurado em 2014 pelo professor Marcelo Matta, hoje secretário de Esporte e Lazer na Prefeitura de Juiz de Fora, o projeto de futebol da UFJF já realizou integrações com times da cidade, como Tupynambás e Uberabinha. Em 2019, quando o parceiro era o Baeta, a equipe sub-17 foi campeã do Módulo II do Campeonato Mineiro, e não só conquistou o acesso à elite estadual, mas também teve a melhor campanha do torneio.
Além de bons resultados esportivos, o futebol da UFJF foi casa de atletas que hoje despontam nos cenários nacional e internacional. É o caso do volante Wesley Hudson, ex-Atlético Mineiro e hoje no Juventude, e do meia Max, ex-Flamengo e Cuiabá, que está no Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Já no âmbito municipal, diversos atletas do Villa Real – time que jogará a Segunda Divisão do Mineiro em agosto – integraram o projeto quando mais novos.