O Tupynambás encerrou sua temporada 2022 em campo com uma goleada sofrida pelo Betim por 4 a 0 no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio no último sábado (30), pela última rodada do hexagonal do Módulo II do Campeonato Mineiro. Com a derrota, o Baeta confirmou a penúltima colocação da segunda fase – a possibilidade de acesso já havia sido descartada matematicamente.
Como já confirmado, visto que o Tupi foi eliminado ainda na primeira fase do Módulo II, Juiz de Fora passará ao menos mais um ano sem representante na elite do futebol mineiro e, por consequência, pelo menos mais duas temporadas sem um clube em competições nacionais.
Após se classificar para a etapa derradeira do estadual com o melhor ataque do campeonato, o Leão do Poço Rico viu sua produção ofensiva sofrer uma queda e, nos últimos sete jogos, o time marcou apenas um gol, sendo eliminado da competição com 8 pontos somados, dois a mais que o Boa Esporte, lanterna.
O Democrata de Sete Lagoas foi campeão com 19 pontos, mesma pontuação do Ipatinga, e ambos conquistaram o acesso e irão disputar o Módulo I de 2023. O Betim, apesar do alto investimento, novamente bateu na trave, com a terceira colocação após 18 pontos.
Técnico em Pernambuco
Menos de 24 horas depois do fim do Módulo II, o técnico Nilson Corrêa, que comandou o Tupynambás em quase toda a campanha baeta no estadual, foi anunciado pela Associação Atlética Maguary, de Bonito (PE). Além de Nilson, o goleiro Ésio e o atacante Lucas Evaristo também possuem destino definido, e devem defender o Villa Real na disputa da Segunda Divisão do Mineiro, com início neste domingo (7), em duelo contra o Figueirense, às 11h, no Estádio Municipal.