O juiz-forano Luiz Maurício Dias, atleta do lançamento de dardo, garantiu o índice olímpico ao atingir a marca de 85,57m durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP), no último domingo (30). Com isso, além de conquistar a medalha de ouro da competição, bater o recorde brasileiro e sul-americano da modalidade, o atleta de 24 anos assegurou uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto.
Durante todo o primeiro semestre de 2024, Luiz tinha como principal objetivo conseguir a vaga para a Olimpíada deste ano e, para alcançá-la, vinha participando de diversas competições. O passaporte poderia ser obtido até o dia 30 de junho, por meio do índice olímpico de 85,50m ou da pontuação necessária para se colocar entre os 36 melhores do ranking da World Athletics (IAAF). O juiz-forano, que conquistou três medalhas — duas de ouro no Grande Prêmio Brasil de Atletismo e uma de bronze no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo — é o 31º do ranking, com 1172 pontos, de acordo com a última atualização, que aconteceu em 25 de junho.
Além de Luiz Maurício, o pódio do Troféu Brasil de Atletismo foi composto por Pedro Henrique Rodrigues, que conquistou a prata com o arremesso de 77,12 m, e Arthur Curvo, terceiro lugar com a marca de 72,22 m.
A oficialização da vaga de Luiz acontecerá na quarta-feira (3), quando a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciará a lista oficial de convocados da modalidade para a Olimpíada.
A trajetória de Luiz Maurício
Destaque no projeto de extensão Cria UFJF, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Maurício participa de competições internacionais desde as categorias de base. Em 2018, competiu no Mundial de Atletismo sub-20 em Tamperes, na Finlândia. Quatro anos depois, em 2022, o atleta se tornou campeão sul-americano sub-23.
O ano de 2023 serviu para consolidar Luiz no cenário dos principais atletas brasileiros do lançamento de dardo. O juiz-forano obteve a sua até então melhor marca pessoal de 82,21m, no Desafio CBAt/CPB, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e se qualificou para o Mundial de Atletismo, realizado em Budapeste, capital da Hungria. Uma lesão prejudicou sua participação na competição, mas mesmo assim o atleta teve bom desempenho e terminou na 20ª posição com o arremesso de 77,7m, dois metros a menos que o necessário para ir à final.
Ainda em 2023, Luiz se tornou o sul-americano mais bem colocado no ranking da World Athletics, ocupando a 29ª colocação. Atualmente, o desportista é o segundo melhor brasileiro e sul-americano do ranking, atrás apenas de Pedro Henrique Rodrigues, que ocupa a 14ª posição, com 1.227 pontos.
*Estagiário sob supervisão do editor Bruno Kaehler