A caminhada do atleta juiz-forano Luiz Maurício, 19 anos, rumo ao Campeonato Pan-Americano Sub-20 segue sendo de marcos pessoais e conquistas. Após sagrar-se melhor lançador de dardo sub-20 da América do Sul em junho, o esportista do Cria UFJF venceu a prova de lançamento de dardo do Campeonato Mineiro Caixa de Atletismo, ocorrido nesse domingo (30), em Juiz de Fora.
A vitória veio com registro de novo recorde pessoal no lançamento, com a marca vencedora de 74,32 metros neste domingo, a décima melhor no Ranking Mundial Sub-20 de 2019. Com o resultado, o atleta assumiu a terceira colocação no Ranking Pan-Americano da especialidade e a liderança no Ranking Brasileiro Adulto a menos de três semanas da disputa do Campeonato Pan-Americano Sub-20. A principal competição do continente na categoria está marcada para acontecer entre os próximos dias 19 e 21.
“Eu já estava treinando para fazer essa marca no Pan e fiquei muito feliz com o resultado, que me deu a primeira colocação no ranking brasileiro adulto, uma coisa que nunca imaginei que fosse acontecer tão rápido”, relata Luiz Maurício à Tribuna.
Chama a atenção, ainda, a diferença entre o recorde pessoal anterior do juiz-forano e a distância conquistada. Segundo o atleta da Federal, isto se deve à confiança e a uma particularidade da disputa do último domingo. “Eu estava confiante de que iria ultrapassar os 71,17m, minha melhor marca até então. Já estava superando em treino. E competir em casa também ajudou muito”, destaca Luiz Maurício.