A Federação Mineira de Futebol (FMF) oficializou, na terça-feira (28), o calendário de partidas do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2023. A tabela prevê jogos entre os dias 29 de abril e 17 de junho, com clássico juiz-forano entre Tupynambás e Tupi logo na abertura do torneio. O confronto local acontece, portanto, no dia 29 de abril (sábado), às 15h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O clássico Tu-Tu terá o mando de campo do Tupynambás. A Tribuna conversou com os técnicos de ambas as equipes para entender a visão de cada um sobre esse confronto logo na estreia.
De acordo com o técnico do Baeta, Rafael Novaes, a partida na primeira rodada pegou todos de surpresa. “Achei que o jogo seria na terceira ou na quarta rodada, acho que o pessoal do Tupi também. Ainda mais por ser na estreia, o jogo é um campeonato à parte, é uma guerra. Temos que estar preparados e bem concentrados. Nos últimos dois clássicos, o Tupi levou vantagem. Mas a gente vai trabalhar, estudar muito para que a gente esteja preparado para essa primeira batalha”, declara à Tribuna. O Tupynambás ainda não deu início aos treinamentos para a competição, mas o planejamento prevê o início dos treinos para a próxima segunda-feira (6), em campos do Bairro Benfica.
Ainda na avaliação de Novaes, o duelo traz um elemento psicológico que pode influenciar durante toda a competição. “A equipe que vencer o clássico sai em grande vantagem, não só em relação à pontuação, mas também em motivação. Vencer um clássico é de suma importância. É se preparar, estar concentrado. Será um jogo de quem errar menos”, acredita. “Somos um time de tradição, então é colocar em prática o que vamos trabalhar, estar atento e ligado. É um divisor de águas, você pode começar muito bem ou dar um passo para trás no início da competição”, analisa.
‘Clássico é clássico’
Para o técnico Flávio Tinoco, do Tupi, o clássico na primeira rodada também influencia o aspecto motivacional do elenco. “Mexe muito também com a euforia dos torcedores para que chegue logo esse dia. Clássico é clássico em qualquer lugar, é rodeado de ingredientes que já tornam um jogo diferente emocionalmente falando e nós temos que saber conduzir da melhor forma possível para termos uma equipe equilibrada. Estamos focados para fazermos não apenas um excelente jogo de estreia, como também sermos consistentes durante toda a competição”, afirma.
O Tupi começou os treinos visando ao Módulo II do Campeonato Mineiro no último dia 6, quase três meses antes da competição. Conforme Tinoco, as primeiras semanas foram para avaliar atletas remanescentes do clube e da cidade e observar e integrar os atletas sub-20 de acordo com o desempenho. “Agora entramos na segunda parte do nosso planejamento. Com a tabela já liberada faremos nosso macrociclo e estruturaremos nossos jogos preparatórios. O clássico no início é positivo em muitos quesitos, pois teremos o campo em excelentes condições, sendo o primeiro jogo no Municipal dessa temporada, alem de demandar mais estudo das comissões”, avalia.
Próximos jogos
Na segunda rodada da competição, o Tupynambás disputa seu primeiro jogo fora de casa contra o Aymorés, no Estádio Affonso de Carvalho, em Ubá, no dia 6 de maio. Já o Tupi só vai pegar a estrada na terceira rodada, no dia 10 de maio, quando enfrenta o Nacional no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé. A última rodada está marcada para o dia 17 de junho. Enquanto o Tupi joga contra o URT no Estádio Municipal, o Tupynambás visita o União Luziense na Arena Frimisa, em Santa Luzia.
Ao todo, o Tupi terá mando de campo em seis dos onze jogos da primeira fase, só precisando viajar em quatro oportunidades, por causa do clássico como visitante. Por outro lado, o Tupynambás só será mandante em cinco jogos, e os outros seis serão fora de casa. A tabela completa está disponível no site da FMF (fmf.com.br).
Festa Country deve inviabilizar partidas
As partidas do Tupynambás contra o Betim e URT, marcadas, respectivamente, para os dias 20 e 27 de maio no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, estão sujeitas à alteração de local, bem como a partida do Tupi contra o Boa Esporte, no dia 24 do mesmo mês. A situação acontece pelo estádio ser palco da Festa Country, que acontecerá na cidade entre os dias 18 de maio e 2 de junho. A circunstância, portanto, deve inviabilizar o uso do espaço para partidas de futebol no período.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e questionou sobre a situação. Em nota, a pasta municipal informou que “as equipes foram avisadas há mais de um mês” sobre o evento. Tanto Tupi quanto Tupynambás ainda avaliam em qual cidade irão disputar essas partidas.