Desde o dia 22 de janeiro, a cidade de Leopoldina recebe uma peneira que conta com olheiros do clube Dinamo Zagreb, da Croácia. A seletiva, que vai até esta sexta-feira (2), avalia 74 atletas na cidade localizada a 97 quilômetros de Juiz de Fora. O Água Santa, equipe vice-campeã do Campeonato Paulista de 2023, e o Betim, time que joga o Módulo II do Campeonato Mineiro, também enviaram olheiros para acompanhar as atividades na última semana.
Segundo a organização da peneira, dos 74 jogadores, somente 48 foram selecionados para serem analisados e observados pelos funcionários do Dinamo Zagreb, clube croata que revelou grandes nomes para o futebol internacional, como Luka Modric, do Real Madrid, e Josko Gvardiol, do Manchester City. Desde a última segunda (29), eles tiveram a oportunidade de trabalhar com os profissionais do leste europeu, que selecionarão alguns para integrar a base do Dínamo.
O último dia de treino dos jovens atletas em Leopoldina será nesta sexta. Os jovens escolhidos devem partir para a Europa, onde passarão por mais testes no Dinamo Zagreb. Além disso, conforme os organizadores, os jovens aprovados nesta peneira e que ingressarem no clube estrangeiro estarão presentes em um documentário que será desenvolvido em parceria com a marca Cancha FC, de São João del-Rei, e o agente Felipe Furtado.
Cenário local
No momento, Leopoldina conta somente com clubes amadores, sendo o principal o Esporte Clube Ribeiro Junqueira. A última vez que contou com um clube profissional foi no início dos anos 90, justamente com o EC Ribeiro Junqueira, que chegou a disputar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro. Porém, por questões financeiras, a categoria do futebol profissional foi desativada.
O vereador Bernardo Guedes, que participa da organização do evento, avaliou positivamente a chance de fomentar o futebol local e dar oportunidade aos atletas. “Está sendo uma experiência muito proveitosa. É poder acompanhar de perto uma nova filosofia de trabalho na formação de atletas. Considero o evento um divisor na forma de se pensar o futebol local com maior profissionalismo que é preterido pelo entretenimento que o amadorismo proporciona.”, afirma.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva